A Qualicorp, líder brasileira na administração de planos de saúde coletivos, e a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA firmaram no mês de outubro um Acordo de Cooperação Técnica com o objetivo de otimizar ainda mais o atendimento aos clientes dos planos de saúdes coletivos administrados pela companhia.
A parceria segue os mesmos moldes dos acordos realizados em 2017 com os Nudecons (Núcleos de Defesa do Consumidor) das Defensorias Públicas do Rio de Janeiro e do Maranhão. A proposta é reduzir o tempo de resposta ao consumidor, envolvendo menos agentes no processo de resolução e evitando a judicialização. A partir da assinatura do acordo, as solicitações referentes à Qualicorp que chegarem à Defensoria seguirão para um canal exclusivo para solução direta entre empresa e cliente. As demandas consideradas urgentes serão respondidas em até três horas nos dias úteis; já os casos não urgentes serão tratados em, no máximo, três dias úteis.
“Acreditamos que o acordo é uma forma proativa de tornar ainda mais transparente a relação com nossos clientes, além de reforçar nosso desejo de promover a busca por um sistema de saúde inovador, eficiente e centrado nas pessoas. Além disso, a Bahia é um Estado extremamente importante para a Qualicorp”, afirma Juliana Pereira, Diretora Executiva de Clientes da Qualicorp.
Segundo Gil Braga, subcoordenador da Especializada Cível e Fazenda Pública que intermediou o processo de elaboração do acordo, “o termo de cooperação visa estabelecer canais de resolução extrajudiciais de conflitos. É a maneira mais célere para o assistido ter sua demanda resolvida, além de ser incentivada pelo Código de Processo Civil”.
Foco no atendimento ao cliente: A parceria com a Defensoria Pública do Estado da Bahia é a terceira firmada pela Qualicorp em 2017 junto às Defensorias Públicas. A primeira, em março, selou acordo com o Nudecon do Rio de Janeiro, enquanto a segunda foi firmada em maio, com o Nudecon do Maranhão. “Estamos consolidando nosso compromisso com clientes e beneficiários, proporcionando melhor atendimento e agilidade para atender às necessidades que se fizerem presentes”, conclui Juliana.