A Qualicorp recebeu, no dia 5 de abril, representantes da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) para dar início a um projeto de capacitação no relacionamento com o cliente. Na ocasião, foi realizada uma aula inicial sobre noções básicas de direito do consumidor, em São Paulo. Participaram do evento Ana Carolina Caram, Secretária Nacional do Consumidor Substituta, Andiara Braga, Coordenadora Geral de Cooperação Técnica e Capacitação do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), e Daniele Cardoso, Coordenadora Geral do Sindec.
A iniciativa é o primeiro passo do projeto “CapacitAÇÃO: inovação em prol do consumidor”, lançado pela Senacon em parceria com a Escola Nacional de Defesa do Consumidor e com o Consumidor.gov.br. O foco do projeto, que tem 6 módulos e duração de aproximadamente 8 meses, é aperfeiçoar o atendimento ao cliente por meio da educação de consumidores, órgãos de defesa do consumidor e representantes do mercado.
Segundo Juliana Pereira, Diretora Executiva de Clientes da Qualicorp, “a adesão da companhia ao projeto reforça ainda mais nosso trabalho em oferecer um atendimento cada dia melhor aos nossos clientes. Os dados da própria Senacon demonstram que estamos no caminho certo, pois apresentamos o melhor índice de resolutividade (85%) entre as empresas do setor de saúde suplementar. Acreditamos que, para transformar a experiência do cliente, é necessário o engajamento de todo nosso time de colaboradores, e a oportunidade de participar do projeto reforça esse objetivo.”
Para Ana Carolina Caram, o caminho para a harmonia nas relações de consumo vem do diálogo. “O intuito de capacitar os fornecedores é para que o atendimento aos consumidores tenha mais qualidade e, como consequência, maior efetividade na solução dos conflitos. Isso evita que as demandas cheguem ao Poder judiciário. Quando o fornecedor toma consciência do que ele ganha com a satisfação do cliente, ele entende como é importante o respeito aos direitos do consumidor. E esse resultado vem com a educação de todos os envolvidos nas relações de consumo”, afirma a Secretária Nacional do Consumidor Substituta.
A Qualicorp foi a primeira empresa do setor de saúde e a segunda no país a aderir ao projeto, que possui certificação pela Escola Nacional de Defesa do Consumidor e pela Universidade de Brasília (UnB).