As mudanças nas relações de consumo, o impacto das novas tecnologias e as formas de se relacionar com os clientes foram alguns dos principais temas abordados durante o Seminário Internacional sobre o Futuro do Consumo, realizado na última quinta-feira (23), na Casa Petra, em São Paulo. O encontro, promovido pela Proteste, reuniu empresas, órgãos de defesa do consumidor e associações de diversos segmentos para discutir os novos formatos e tendências sobre marcas e consumidores.
A Qualicorp foi representada no evento por Juliana Pereira, Diretora Executiva de Clientes. Juliana participou de duas discussões: a primeira ocorreu durante o “Fórum Proteste/Mercado Livre: Empoderamento do Consumidor e Desjudicialização das Relações de Consumo”. Nele, a executiva resgatou a importância e o momento político em que foi elaborado o Código de Defesa do Consumidor, há 28 anos, e destacou como o processo de maturação do mercado ao longo dos anos pressupõe que o relacionamento entre marcas e consumidores seja pautado pela transparência para construir confiança.
“O relacionamento com o cliente precisa ser parte do DNA da empresa, porque o consumidor deve estar no centro da estratégia de negócios. Precisamos resgatar o olho no olho, a empatia e mostrar com transparência e indicadores que queremos acertar. Estamos no caminho certo, mas o percurso é longo”, enfatizou.
O segundo debate que contou com a participação da executiva teve como tema a “Lei Geral da Proteção de Dados: regras protetivas e premiais”. Durante o painel, Juliana abordou junto aos outros participantes a importância e a necessidade de que haja a regulamentação e a definição de regras claras para o uso de informações, principalmente dados pessoais, algo que já existe em diversos países da América do Sul.
“A regulação é imprescindível porque estabelece regras claras e isso traz segurança jurídica a todos os envolvidos, especialmente às empresas e aos consumidores. Na Qualicorp nós temos uma preocupação muito grande com esse tema”, ressaltou a Diretora.
Além da Qualicorp, o Seminário Internacional sobre o Futuro do Consumo contou com a participação de representantes da Proteste, Ministério da Justiça, OAB e diversas outras grandes empresas com atuação no Brasil. Ao todo, o evento contou com cerca de 25 atividades simultâneas.