Atividades esportivas devem estar sempre acompanhadas de outras práticas e hábitos. A alimentação, por exemplo, é um fator decisivo para a obtenção de resultados. Ela deve estar alinhada ao treinamento para que os objetivos físicos do atleta sejam devidamente atingidos. Além dos hábitos alimentares, outro fator comum na prática esportiva é a utilização de suplementos, cuja função é complementar a ingestão de proteínas e outros nutrientes.
É muito comum, entre aqueles que querem perder peso, praticar exercícios físicos sem a devida alimentação ou mesmo deixar se de alimentar depois das atividades, o que é um grande erro. Esse tipo de prática faz com que o organismo consuma proteínas como fonte de energia e, ao invés de perder gordura, acaba reduzindo a massa magra e perdendo musculatura. Logicamente, a alimentação deve ser saudável e equilibrada. Evite alimentos industrializados e priorize vegetais frescos e carnes magras. O modo de preparo também merece atenção. Dê preferência a alimentos cozidos e grelhados, deixando de lado as frituras.
Quando o tipo de treino é muito intenso e a alimentação não dá conta de repor os nutrientes perdidos, recomenda-se o uso de suplementos. Existem diversos produtos diferentes, e cada um deles é recomendado para um determinado tipo de treino. Dessa forma, a suplementação deve estar alinhada aos objetivos do atleta: quem está interessado em perder peso, terá o treino e a suplementação organizados para esse fim, assim como os interessados em ganho de musculatura terão uma rotina alinhada de acordo com esse objetivo.
É importante ressaltar que a junção da atividade física, alimentação e suplementação deve ser recomendada por um profissional adequado, geralmente um nutricionista esportivo. Esse cuidado é necessário principalmente pelo fato de cada pessoa reagir de uma forma diferente diante de uma rotina pautada nas atividades físicas, o que exige um acompanhamento individualizado.
Produção de Conteúdo Qualicorp