O ato de parar de fumar pode parecer difícil, mas algumas mudanças na rotina já podem ajudar neste momento. Alguns alimentos podem ser benéficos na hora de largar o cigarro. Conheça alimentos para deixar o tabagismo de lado.
Alimentos contra o tabagismo
Ter uma alimentação saudável é fundamental para prevenir uma série de problemas de saúde e, também, para o que o seu corpo receba todos os nutrientes que precisa e funcione corretamente. Além de possuírem uma série de substâncias que o seu corpo necessita, os alimentos abaixo também ajudam a diminuir a vontade de fumar:
Leite e seus derivados – os laticínios podem fazer com que o gosto do cigarro se torne amargo e menos palatável. Então, se você quer parar de fumar, leite, queijos e iogurte, além de serem saborosos e nutritivos, podem te ajudar com esse objetivo.
Frutas e vegetais – o cérebro de alguns fumantes tende a confundir a sensação de fome com a de vontade de fumar. Uma dieta rica em frutas e vegetais pode te manter saciado por mais tempo, pois você pode consumi-los entre as refeições como pequenos lanches.
Chá de ginseng – o chá desta raiz pode ajudar a diminuir a sensação de prazer e bem-estar que a nicotina causa.
Frutas secas e oleaginosas – mastigar algo é uma boa maneira de aliviar a vontade de fumar. Por isto, escolha petiscos saudáveis como nozes, amendoim, castanha e frutas secas.
Evite algumas comidas e bebidas se quiser parar de fumar
Ao contrário dos alimentos citados acima, algumas comidas e bebidas podem atrapalhar as pessoas que desejam parar de fumar. Isto acontece porque eles podem “melhorar” o gosto do cigarro, fazendo com que seja mais difícil largar este hábito. Então, se estiver tentando deixar o tabagismo para trás, diminua o consumo dos seguintes itens:
- Carnes;
- Café e bebidas com cafeína;
- Bebidas alcoólicas;
- Alimentos apimentados;
- Alimentos com alto teor de açúcar.