Doenças Cardiovasculares
Já vamos falar sobre como prevenir doenças cardiovasculares, mas antes, é preciso entender que essas doenças são o segundo tipo que mais faz vítimas fatais no Brasil.
Doenças cardiovasculares ficam atrás apenas das neoplasias malignas (câncer ou tumor)*, mas superam, pelo menos até o momento dessa publicação, as vítimas da Covid-19**.
E os homens devem ficar ainda mais atentos a doenças cardiovasculares, pois eles têm até 3 vezes mais propensão a sofrer desse tipo de enfermidade.
Essa maior propensão pode acontecer por alguns fatores, alguns especialistas acreditam que as mulheres possuem “maior resistência” a doenças cardiovasculares por conta de hormônios produzidos durante o período fértil. Mas de um modo geral os hábitos de vida e consumo masculinos aumentam as chances de doenças cardiovasculares, como hábito de fumar, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, falta de cuidados com a alimentação, falta de visitas regulares ao médico e maior propensão ao estresse.
*dados do ministério da saúde 2018
**dados do ministério da saúde de Outubro de 2020
Tipos mais comuns de doenças cardiovasculares
- Miocardite;
- Angina do peito;
- Arritmia cardíaca;
- Hipertensão;
- Infarto agudo do miocárdio;
- Endocardite;
- Doenças nas válvulas cardíacas.
Como prevenir
Veja agora 5 dicas de como prevenir doenças cardiovasculares
-
Alimentação – Um dos maiores fatores de risco que aumentam as chances de doenças cardíacas é a alimentação.
Alimentos ricos em gordura e sal aumentam as chances de entupimento das artérias por conta do acumulo de “placas ateroscleróticas” e aumento da pressão arterial respectivamente. Por isso consumir alimentos como: frutas, legumes, verduras e carnes magras podem ajudar a reduzir as chances de doenças cardiovasculares. Veja receitas incríveis clicando aqui. - Fazer exercícios – A pratica de exercícios regulares previne não apenas doenças cardiovasculares, mas diversas outras doenças, além de ser importante também para a mente pois estimula a produção de serotonina que também é conhecido como hormônio da felicidade. Veja mais sobre os benefícios da serotonina clicando aqui.
- Controle o peso – Apesar de fatores genéticos e outras doenças contribuírem para a obesidade, com uma boa alimentação e a prática regular de exercícios é possível controlar o peso e evitar problemas como a hipertensão.
- Estresse – O estresse pode causar excesso de descargas de adrenalina que aumentam a pressão arterial. Por isso é importante buscar atividades que aliviem e/ou diminuam o estresse. Veja um exemplo de prática contra o estresse.
- Faça acompanhamento médico – Visite um médico regularmente para acompanhar os níveis de colesterol, glicose, triglicérides e vitaminas, são apenas alguns exemplos de exames laboratoriais que o médico pode solicitar e que podem fazer toda a diferença no diagnóstico de um possível problema cardiovascular.