Fatores de risco para diabetes tipo 2

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare
Texto: fatores de risco para diabetes tipo 2, ao lado, pessoa realizando teste caseiro de glicemia.

Você conhece os fatores de risco da diabetes tipo 2? Veja agora como se prevenir dessa doença que atinge milhões de pessoas em todo mundo.

Todos sabem muito bem sobre a importância de ter hábitos saudáveis e de ter um acompanhamento médico frequente e eficaz, entretanto, muitas pessoas se descuidam por conta da correria do dia a dia.

Infelizmente, milhões de indivíduos em diversos países enfrentam problemas de saúde graves como o diabetes e precisam adaptar o seu estilo de vida para tratar a doença. De acordo com a revista Veja, há quase 500 milhões de pessoas com diabetes em todo o mundo.

No Brasil, muitos cidadãos também enfrentam esse tipo de problema. Em nosso país, 11,4% dos adultos possuem glicemia alta e esse número vem aumentando bastante nos últimos anos.

Nas últimas três décadas, a quantidade de pessoas com diabetes teve um aumento impressionante de 100%.

O que é diabetes tipo2?

É muito importante salientar que o diabetes mellitus tipo 2 é consideravelmente comum e afeta a grande maioria das pessoas com essa enfermidade.

Nesse tipo de diabetes o organismo não consegue utilizar a insulina da forma adequada, mas o pâncreas do paciente também pode estar produzindo menos insulina que o necessário.

Principais fatores de risco para o diabetes tipo 2

O diabetes tipo 2 pode ser causado por uma série de motivos e é fundamental estar bem atento aos seus hábitos e aos sinais do seu corpo.

É muito importante entender os fatores de risco acerca do diabetes para poder se prevenir da melhor maneira possível.

Lembrando que o diagnóstico precoce dessa doença pode fazer toda a diferença na hora do tratamento.

Genética, obesidade e sedentarismo

É muito relevante destacar que o histórico familiar é um dos fatores mais preocupantes. A questão genética pode contribuir bastante para o desenvolvimento do diabetes mellitus tipo 2, sobretudo, quando há casos de diabetes em parentes muito próximos como pais e irmãos.

Outro grande fator de risco é a obesidade: pessoas que possuem hábitos alimentares pouco saudáveis e têm muito sobrepeso apresentam um risco bem maior de desenvolver essa enfermidade.

O sedentarismo também pode ser um fator de risco. Pessoas que não praticam atividades físicas também têm uma probabilidade maior de ter diabetes tipo 2.

Colesterol elevado e pressão alta

Também vale destacar que algumas outras doenças e condições também são consideradas fatores de risco para o diabetes tipo 2.

Por exemplo, as pessoas que sofrem com o colesterol alto têm um risco elevado de desenvolver o diabetes tipo 2. Lembrado que o acúmulo excessivo de colesterol no sangue pode levar à formação de placas nas artérias.

Outro problema que representa um grande fator de risco para o desenvolvimento do diabetes tipo 2 é a pressão alta, uma enfermidade que acomete milhões de pessoas no Brasil e em todo o mundo.

A idade também é um grande fator de risco

É imprescindível salientar que a idade elevada também é um importante fator de risco para o diabetes tipo 2.

À medida que envelhecemos, o nosso organismo apresenta alterações significativas no seu metabolismo e os riscos de desenvolver determinadas doenças aumenta.

No caso do diabetes tipo 2, as pessoas que possuem mais de 45 anos têm um risco muito maior de desenvolver a doença.

Nesse sentido, é muito importante intensificar o acompanhamento médico a partir de uma determinada idade. Através de exames e consultas regulares é possível identificar o diabetes tipo 2 e uma série de outros problemas de forma precoce.