O que é Síndrome de Capgras

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare
Texto: O que é Síndrome de Capgras?
Ao lado, imagem de uma pessoa pensativa, olhando para frente com fones de ouvido.

Síndrome de Capgras, é um distúrbio psiquiátrico, que faz com que o paciente acredite que algum conhecido ou ente querido tenha sido trocado por um sósia ou impostor. Pode ser seu cônjuge, seus pais, filho, um amigo, alguém da família, ou até mesmo seu animal de estimação.

O Delírio de Capgras é um transtorno raro, difícil de diagnosticar. Os portadores desse transtorno conseguem reconhecer a voz e o rosto de seus familiares, mas estão convencidos de que foram substituídos por sósias ou impostores.

Mesmo reconhecendo o rosto e a voz, há uma invalidez de sentimentos, assim, o paciente não consegue sentir nenhum afeto pelo suposto impostor, mesmo que seja sua própria mãe.

Quais as causas da Síndrome de Capgras?

Até então, as causas da Síndrome de Capgras não são totalmente conhecidas, mas acredita-se que o distúrbio pode ser causado por danos nas áreas do cérebro responsáveis pela identificação de rostos e pela sua resposta emocional.

Algumas teorias tentam encontrar ligações entre o distúrbio e outras condições, porém não há nada comprovado. A hipótese da psicanalise é de que a Síndrome de Capgras está associada ao Complexo de Édipo, um dos conceitos fundamentais de Freud. Já a psicodinâmica, indica que o transtorno está ligado a sentimentos reprimidos.

Apesar de ainda não ter uma causa conhecida para o transtorno, grande parte dos pacientes que o possuem apresenta sinais de epilepsia, traumatismo craniano, mal de Alzheimer, entre outras formas de demência.

Além disso, o transtorno costuma ser associado à esquizofrenia paranóide, transtorno bipolar e esquizoafetivo.

Joseph Capgras

O transtorno possui esse nome, pois em 1923, um psiquiatra francês, chamado Jean Marie Joseph Capgras descreveu pela primeira vez, junto com o seu colega, Jean Reboul-Lachaux, o caso de uma mulher de 53 anos que acreditava que toda a sua família tinha sido substituída por impostores.

A mulher acreditava ser rica e famosa, de linhagem real, e que seu marido e filha eram sósias que estavam atrás de sua herança.

Quais os sintomas de alguém com a Síndrome de Capgras?

A Síndrome de Capgras não é fácil de ser diagnosticada. Apenas um médico especializado, consegue dar um diagnóstico preciso, dependendo dos relatos do paciente e das pessoas que lhe são próximas.

Entre os sintomas da Síndrome de Capgras, é possível citar:

  • Crença de que um ente querido tenha sido trocado por um sósia ou impostor;
  • Conflito emocional;
  • Manifestações violentas;
  • Sensação de irrealidade;
  • Invalidez de sentimentos.

Em geral, quem sofre com esse transtorno, tem a sensação de que nada é real, que tudo ao seu redor é uma grande manipulação, e que está vivendo em um ambiente projetado, com situações planejadas e irreais.

Essa sensação acaba deixando o paciente emocionalmente confuso, trazendo sentimentos de culpa, pelo conflito de não saber se a pessoa que ama é mesmo real ou um impostor, podendo apresentar um comportamento agressivo e hostil.

Ainda assim, os pesquisadores Arturo Silva, Catherine Boyer, Gregory Leong e Robert Weinstock, autores do artigo “Síndrome de Capgras e sua Periculosidade” , explicam que a síndrome tem pelo menos 8 variantes, e que o delírio é apenas um dos componentes do quadro clínico dos pacientes.

Como tratar a Síndrome de Capgras?

Ainda não existe um tratamento específico para pessoas com esse transtorno, e muito menos uma cura. Entretanto, o tratamento para a Síndrome de Capgras baseia-se em amenizar os sintomas, através de acompanhamento psicológico para tratar os delírios e medicamentos antipsicóticos.

É importante também que a família e os amigos entendam que se trata de um transtorno, e que o paciente precisa de ajuda. Criar um ambiente acolhedor e positivo é a parte mais importante e eficaz do tratamento, pois pode ajudar com que a pessoa se sinta mais segura, diminuindo os episódios de delírio.

Este artigo foi útil? Continue navegando pelo nosso site e leia outros conteúdos.