A melhora da função intestinal é um dos benefícios mais conhecidos da fibra, pois esse ingrediente aumenta o tamanho e o peso das fezes. Mas, o que poucos sabem, é que os ácidos produzidos durante a fermentação da fibra são uma fonte de energia para as células do cólon. Por conta disso, as possibilidades do aparecimento de hemorroidas diminuem.
Esse nutriente também retarda a absorção de carboidratos, diminuindo os níveis de açúcar no sangue, o que ajuda no controle dos níveis de glicose para pessoas diabéticas. Além disso, pode estar relacionado à diminuição do risco de câncer de mama – estudos apontam que mulheres que ingeriram fibras na adolescência e vida adulta têm menos chances de desenvolver a doença.
Dicas para incluir alimentos ricos em fibra na alimentação
A fibra pode ser encontrada em frutas (maçãs, pera, morango, amora e laranja), legumes (couve, alcachofras, cebola, alho, milho, feijão e brócolis), leguminosas (lentilha, grão-de-bico e ervilhas) e em alimentos de base de cereal integral (farelo de trigo, aveia ou pães integrais). Algumas dicas podem te ajudar a incluir esse nutriente na dieta:
- Coma frutas inteiras ao invés de beber sucos de frutas;
- Substitua o arroz branco por arroz integral;
- Para o almoço, opte por complementos com grãos inteiros;
- Troque as proteínas das carnes pelas fibras do feijão e legumes.
Mas, cuidado! Adicionar muitas fibras à dieta em um curto espaço de tempo pode gerar gases, inchaço abdominal e cólicas. Se você almeja benefícios, aumente a quantidade de fibras ao longo de algumas semanas. Aumente também a quantidade de água que bebe diariamente – as fibras funcionam melhor no organismo quando absorvem esse líquido.
Fonte: Conteúdo Qualicorp