Alimentação antes do exercício físico
Café da manhã ou lanche – se você se exercita de manhã, levante-se cedo o suficiente para terminar o café da manhã, pelo menos, uma hora antes do treino. Quando uma pessoa acorda, as fontes de energia do corpo estão reduzidas, o que torna imprescindível a ingestão de alimentos ricos em carboidratos, de preferência com baixo índice glicêmico, como:
- Banana com aveia;
- Sanduíche de pão integral com geleia;
- Cereal integral com uma fruta picada;
- Barra de cereal.
Almoço – o ideal é que a refeição que antecede treinos ou competições seja feita de três a quatro horas antes do exercício. Ela deve conter muito líquido para a hidratação, ser rica em carboidratos, moderada em proteínas e pobre em gorduras e fibras alimentares. Veja um exemplo de refeição:
- Beterraba cozida;
- Cenoura cozida;
- Macarrão ao sugo;
- Filé de frango;
- Suco de laranja com acerola;
- Salada de fruta.
Comer muito perto da hora de começar o exercício físico pode gerar algum desconforto. Se faltar pouco tempo para começar a se exercitar, coma uma fruta.
Alimentação depois do exercício físico
É importante que a energia gasta durante o exercício seja reposta logo depois do fim do treino ou competição. Por isso, nesta refeição também devem estar presentes os alimentos fonte de carboidratos. Além deles, também é necessário ingerir alimentos com proteína, pois este nutriente é responsável pela recuperação e regeneração muscular. Veja abaixo exemplos de alimentos:
- Vitamina de banana com leite desnatado;
- Iogurte com fruta;
- Coalhada com mel;
- Sanduíche de pão integral com ovo e queijo branco;
- Sanduíche de pão integral com frango desfiado e cenoura crua ralada.
Mudar o que você fez durante muito tempo pode parecer meio complicado no início e a tentação de deixar tudo como estava é grande. Mas, insistindo um pouco, você conseguirá incorporar novos hábitos no dia a dia e tornar alimentação e exercício físico grandes aliados para atingir o resultado que deseja. Além disso, alimentar-se da forma correta e fazer exercícios físicos regularmente ajuda a prevenir uma série de problemas de saúde.
A importância da hidratação antes, durante e depois do exercício físico
A hidratação é fundamental para o rendimento em qualquer tipo de exercício. Ao se exercitar, uma pessoa perde muito líquido pelo suor. Mesmo quando não sentimos sede, o corpo já pode estar precisando de água. Por isso, é importante beber muita água antes, durante e depois de praticar o exercício físico. Quanto mais tempo durar o treino e mais quente estiver o clima, mais água é necessária.
Fonte: Parceiro Qualicorp.