A ansiedade é uma doença que acomete milhares de pessoas ao redor do mundo. Com a rotina cada vez mais intensa e uma vida constantemente conectada, falta tempo para relaxar, ficar ao livre e praticar atividades físicas, o que só aumenta os níveis de ansiedade. Entenda a relação entre ansiedade e exercícios e descubra as melhores atividades para te libertar desse problema.
Embora, atualmente, exista uma série de medicamentos indicados para o controle de quadros de ansiedade, hábitos de vida mais saudáveis, como a melhora da alimentação e do tempo de sono, têm se mostrado mais eficazes que qualquer tratamento químico. Dentre eles, a prática de exercícios físicos é extremamente potente no alívio do estresse.
Como os exercícios físicos podem ajudar
Praticar atividades físicas ajuda no combate à ansiedade, uma vez que leva o organismo a liberar substâncias responsáveis por sensações de alegria e bem-estar.
Além de trazer benefícios ao sistema circulatório, a prática de exercícios aumenta a produção e a liberação de neurotransmissores como a endorfina, serotonina e a noradrenalina.
Quando liberadas na circulação, essas substâncias agem diretamente no sistema nervoso central, gerando sensação de bem-estar, aliviando a depressão e normalizando os níveis de ansiedade.
Exercícios para combater a ansiedade
Sabendo da importância dos exercícios para o controle da ansiedade, listamos algumas das melhores atividades para te ajudar nessa missão:
Exercícios para fazer em casa
Caminhada ou corrida
Com a vantagem de ser acessível, podendo ser praticada em qualquer lugar e sem necessidade de equipamentos, a caminhada é uma boa pedida, pois, enquanto caminhamos, nossos pensamentos excessivos entram em pausa, como em uma meditação ativa.
Para os que estão em melhor condição física, correr pode ser ainda mais benéfico, uma vez que a corrida ajuda a desenvolver nossa estrutura óssea e muscular, além de aumentar nossa resistência.
Dança
Praticar aulas de dança é uma ótima oportunidade para aliviar o estresse e ainda fazer novos amigos.
Com poder terapêutico, a dança ainda ajuda na manutenção do peso saudável, melhora a autoestima, aumenta a coordenação motora e a flexibilidade, e estimula a criatividade.
Ioga
Os exercícios praticados nas aulas de ioga trabalham a postura e a respiração, combatendo diretamente os principais sintomas físicos da ansiedade. Além disso, a atividade aumenta a flexibilidade do corpo.
Seja qual for o tipo de exercício que você escolher, antes de iniciá-lo, é fundamental consultar um médico que avalie suas condições físicas.
Além disso, é preciso lembrar que, embora o exercício ajude, casos mais sérios de ansiedade precisam ser acompanhados de perto por um médico ou psicólogo.
Como escolher o exercício físico ideal?
Como a ansiedade afeta nossas vidas
De acordo com especialistas da área, se sentir ansioso em determinados momentos da vida, como às vésperas de um evento importante ou a proximidade de uma data que você espera há algum tempo, é totalmente normal. Em alguns casos, a ansiedade pode até mesmo se tornar benéfica, quando serve como um sinal de alerta para nos incentivar a entrar em ação em situações de desconforto.
O problema acontece quando a ansiedade em excesso nos deixa imobilizados diante de situações comuns do cotidiano, dificultando nossa vida profissional, social, e até mesmo nossos relacionamentos.
É preciso estar atento aos sinais de ansiedade exacerbada antes que eles comecem a comprometer nosso bem-estar e qualidade de vida.
Um alerta deve ser acionado quando sentimos angústia, medo, preocupação e insegurança em excesso, gerando problemas mais sérios como alterações do sono, palpitações, taquicardia, dores de estômago, tensão muscular, dificuldade de concentração, enfraquecimento do sistema imunológico e depressão.
Veja aqui como prevenir a ansiedade
Clique aqui e cadastre-se para receber nossa newsletter.