O que é plano de saúde com coparticipação?

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Entender o que é coparticipação em um plano de saúde é essencial para escolher o melhor modelo de contratação para você: um plano de saúde com coparticipação ou um plano comum, sem coparticipação. Fique com a gente para descobrir o que é coparticipação, como funciona e quais as suas vantagens e desvantagens.

Afinal, o que é coparticipação?

O plano de saúde com coparticipação é aquele em que o beneficiário compartilha os custos dos serviços de saúde utilizados, pagando uma porcentagem do valor de consultas, exames, internações ou procedimentos realizados.

Funciona assim: quando você usar o plano, será cobrada uma porcentagem do custo daquele serviço ou um valor fixo de acordo com o tipo de procedimento feito. Ou seja, além da mensalidade, que costuma ser mais barata do que um plano comum, o beneficiário também vai pagar a coparticipação só quando usar o plano. Esse tipo de plano é comum em empresas, em que a companhia paga por uma parte dos custos, e o restante é pago pelo funcionário.

Qual a vantagem dos planos com coparticipação?

Com mensalidades fixas mais baratas, aquelas pessoas que não usam tanto o plano de saúde ou que têm um menor poder aquisitivo conseguem a cobertura e a segurança completa de um plano gastando bem menos. E, quando for necessário utilizar os serviços, não é preciso pagar o valor integral, já que será cobrada uma porcentagem ou um valor fixo por tipo de procedimento.

Ou seja, a economia é o ponto principal. Um plano com coparticipação pode te ajudar a manter a saúde financeira em dia com vantagens, como:

  • Possibilidade de ir às consultas, sem ter que pagar o valor total cobrado pelo médico;
  • Maiores descontos na realização de uma série de procedimentos médicos;
  • Mesmo pagando menos, você tem direito a um atendimento com a mesma qualidade de quem paga o valor total;
  • Internações e cirurgias podem acabar ficando fora da lista da lista de coparticipação, não sendo necessário arcar com gastos nesses casos.

Como é a cobrança da coparticipação?

Para saber quais os valores das taxas de coparticipação do seu plano, você pode entrar em contato com a sua operadora de saúde. Mas, se ainda está avaliando contratar um plano, pode esclarecer os valores das taxas diretamente com seu corretor.

A ANS, agência reguladora do setor, tem algumas regras em relação aos planos de saúde com coparticipação:

  • É proibido cobrar o valor integral do paciente ou um preço superior ao que o exame ou consulta acabam custando;
  • É proibido cobrar o valor da coparticipação caso o paciente precise fazer o retorno a uma consulta, dentro do prazo de 30 dias desde a realização da primeira;
  • É proibido cobrar o valor da coparticipação em exames que sejam feitos enquanto o paciente está internado.

Apesar de serem cobradas taxas pela realização de exames e consultas, ainda assim, o modelo de coparticipação é vantajoso, especialmente para quem não usa o plano de saúde com muita frequência.

Quais são as desvantagens da coparticipação?

Quando a pessoa utiliza os serviços do plano com coparticipação com muita frequência, as taxas podem acumular e somar um valor alto com a mensalidade. Confira as principais desvantagens:

Com a realização de exames e procedimentos frequentes, como é preciso pagar  taxas, o plano com coparticipação pode acabar ficando mais caro do que um plano comum;
Quem precisa de cuidados frequentes, para acompanhar e tratar doenças crônicas e doenças preexistentes, vai precisar fazer muitas consultas e exames preventivos e a coparticipação pode acabar saindo mais cara do que um plano comum.

Vale a pena contratar um plano com coparticipação?

Depende das suas necessidades. Caso você precise fazer consultas e exames com muita frequência ou você ou seus dependentes tenham doenças preexistentes que precisam de tratamentos complexos, a opção pelo plano comum, sem coparticipação, costuma ser mais vantajosa.

Porém, caso você não precise realizar consultas com grande frequência, a coparticipação fica atrativa pelo valor mais baixo da mensalidade, pagando um pouco a mais só quando usar o plano. Assim, você tem a garantia e a tranquilidade de poder contar com a cobertura de excelência pagando menos, com serviços de emergência, internação e cirurgias garantidos.

Para conhecer os planos que mais se encaixam em suas necessidades, não deixe de entrar em contato com o time da Quali. A maior plataforma de escolhas de planos de saúde do Brasil tem planos com e sem coparticipação para você e sua família, acesse o nosso e-commerce simule e compare preços e opções.