Principais causas do joanete

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

O joanete é um problema mais comum em mulheres, ocorrendo na proporção de oito delas para cada homem. Isso porque se trata de uma saliência próxima à base do dedão do pé causada pelo uso de calçados apertados, de ponta estreita, e saltos altos. Todas peças fáceis de se encontrar nos guarda-roupas femininos.

Com o tempo, o dedão vai sendo empurrado para cima dos demais dedos, que também podem vir a apresentar deformidades. Em todos os casos, ocorre dor (geralmente, já no início do problema), seguida de vermelhidão e inchaço no local e calosidade. A pele da parte de baixo do dedão também pode ficar mais grossa, assim como os movimentos dele podem se tornar mais restritos.

A tendência para sofrer com essas deformidade nos dedos do pé pode ser herdade da família. Nesses casos, o problema já começa a aparecer quando essas pessoas são jovens e o uso de calçados de ponta e salto alto pode ser ainda mais prejudicial. Artrite também está entre as possíveis causas do problema.

A melhor maneira de tratar o joanete é evitando que ele ocorra. Acompanhe algumas dicas:
• Desde cedo, jovens devem ser incentivados a usar sapados largos e confortáveis;
• Saltos não devem ser maiores do que 3 cm;
• Se houver inflamação ou inchaço no local, aplicar gelo cerca de três vezes ao dia pode ajudar a diminuir;
• Em casos de dor constante no dedão ou no pé, diminuição da movimentação do dedão e dificuldades para encontrar calçados que sirvam, deve-se procurar ajuda médica.

Quando o problema já existe, costuma-se recorrer a massagens, exercícios físicos e afastadores de dedos, entre outros. Mas, nenhum desses métodos é muito eficiente. A única maneira de corrigir o joanete é a cirurgia.

Saiba mais
http://www.sbmcp.org.br/zonaleigos/index.htm#halux
http://www.mayoclinic.com/health/bunions/DS00309
http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/001231.htm
http://www.cks.nhs.uk/patient_information_leaflet/bunion