Como será realizado o reajuste do plano de saúde em 2021?
O reajuste do plano de saúde em 2021 será diferente dos demais anos, isso porque qualquer aumento de tarifa ficou congelado em 2020, por conta da pandemia causada pela Covid-19.
Nesta categoria, estão inseridos os reajustes feitos por conta da mudança de ano e até mesmo aquele acréscimo por conta da mudança de faixa etária, em alguns casos.
A ANS acredita que cerca de 47,3 milhões de beneficiários dos planos de saúde sentirão a diferença econômica.
Atualmente existem duas modalidades de plano de saúde em vigor no país, um individual-familiar e outro que funciona na modalidade coletiva.
No primeiro caso, a taxa de reajuste será definida em maio e terá validade até abril de 2022. A última porcentagem divulgada, que vale de maio de 2020 até abril de 2021, a taxa de acréscimo é de 8,14%.
Já na segunda opção, quando a contratação do plano é feita de forma coletiva, o reajuste é aplicado considerando o custo de manutenção da carteira, sendo a operadora a responsável por calcular os valores do reajuste.
A suspensão de reajuste em 2020 foi realizada em agosto pela ANS, assegurando 120 dias sem mudanças. Por conta dessa decisão, os valores pagos no ano passado não sofreram alterações, mudança que ficou para 2021.
Conseguiu entender como será feita a cobrança do plano de saúde em 2021?
Ainda tem dúvidas sobre como vai ficar o reajuste?
Clique aqui e veja a página que criamos exclusivamente para explicar o reajuste de 2021
Se precisar de ajuda para adquirir um plano de saúde ou quer reduzir o valor do seu plano atual?
O reajuste é um movimento natural e necessário de mercado
Assim como outros serviços, o plano de saúde em 2021 também passará por reajuste no valor da mensalidade.
O aumento é uma alteração normal em qualquer plano de saúde, e tem um motivo.
Ocorre por conta de fatores como inflação em valores de consultas médicas, hospitais, clínicas, laboratórios, procedimentos, equipamentos e utensílios utilizados nos atendimentos aos clientes dos planos de saúde.
E o reajuste nada mais é do que essa inflação médica refletida nos gastos das operadoras de saúde.
O reajuste anual de 2021 será diferente. Durante a pandemia causada pela Covid-19, as operadoras não realizaram o ajuste da tarifa em 2020 para os planos de saúde por adesão e individuais, por determinação da ANS, a agência governamental reguladora do setor. Para os planos empresariais, o reajuste de 2020 foi facultativo. Portanto, o aumento que foi planejado para o ano passado, ficará para este ano.
E além do reajuste suspenso de 2020, em 2021 ainda teremos o reajuste anual normal do ano. Dessa forma, os clientes dos planos de adesão e planos individuais terão o valor da mensalidade acrescido com o reajuste de 2020, o reajuste de 2021 e ainda o custo do valor que foi suspenso em 2020.
Se ainda tiver dúvidas, acesse: entendaoreajuste.com.br