Saiba quais comidas industrializadas devem ser evitadas

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Comidas industrializadas costumam ser muito mais rápidas e práticas, porém as altas quantidades de gorduras e conservantes presentes nesse tipo de alimento podem comprometer diretamente nossa saúde. Essa relação pode ser observada a partir de países como os Estados Unidos, onde comidas industrializadas são a base da alimentação. Consequentemente, cerca de 40% da população estadunidense é obesa. No Brasil, por exemplo, o número de obesos gira em torno de 18%. A parcela brasileira é bem menor, porém é preocupante.

Além de serem altamente gordurosas, essas comidas são pouco nutritivas. É muito comum, após comermos um fast food, não nos sentirmos saciados ou apresentarmos a sensação de cansaço físico e emocional. Isso se deve ao baixo valor nutricional, comum em boa parte dos alimentos industrializados. Para ficar mais claro, separamos alguns exemplos de desse tipo de comida que são bastante consumidos.

Comidas congeladas: embora práticas e saborosas, lasanhas e pizzas congeladas não devem ser consumidas com frequência. São alimentos repletos de gorduras saturadas e sódio, que consumidos em grandes quantidades podem causar problemas cardíacos.

Carnes processadas: embutidos, bacons e nuggets são realmente muito saborosos e práticos, porém são altamente gordurosos e ricos em sódio. Além disso, existem pesquisas que associam o consumo desses alimentos ao câncer, principalmente o de intestino.

Bolachas recheadas: comum entre as crianças, esse alimento agrega baixíssimo valor nutricional, tem grande quantidade de açúcar e aumenta o mau colesterol, prejudicando o colesterol bom. Os corantes, que as deixam coloridas, também são prejudiciais, sendo ligados à hiperatividade e ao déficit de atenção.

Macarrão instantâneo: para que a massa fique naquela consistência, desidratada, ela é pré-cozida e frita, o que a torna três vezes mais gordurosa do que um macarrão normal. O tempero, por sua vez, possui uma quantidade de sódio maior do que a recomendada para o dia inteiro.

Embora não existam comidas proibidas, principalmente quando consumidas com moderação, é interessante procurarmos novas alternativas de alimentação, evitando os produtos industrializados. Muitas vezes encontramos sabores melhores descascando do que desembalando.

Produção de Conteúdo Qualicorp

Abrir