Você sabia que existem planos de saúde para advogados e estagiários de Direito? São os chamados planos coletivos por adesão, uma modalidade de contratação de plano de saúde que une um grupo de pessoas com uma característica em comum, no caso a profissão comprovada pela OAB ou, para estudantes, comprovação de ligação com a instituição de ensino.
Como funcionam os planos coletivos para advogados e estudantes?
Os planos de saúde coletivos são totalmente seguros e regulamentados pela ANS, a agência reguladora do setor, e funcionam da mesma forma que um plano comum.
A maior diferença é que, nesse tipo de contratação, os reajustes são feitos considerando o balanço financeiro do período. Assim, o reajuste anual, por exemplo, NÃO acontece quando a pessoa completa um ano no plano, mas em uma data especificada do contrato, isso porque a referência não é individual, mas coletiva, e considera o “aniversário” do contrato.
Além disso, existem regras para a contratação. É preciso, por exemplo, apresentar comprovação de ligação com uma entidade de classe do setor. Essas associações de advogados podem ter taxas (anuidade/mensalidade) de filiação, mas costumam ser acessíveis e compensam ao possibilitar o acesso a planos de saúde coletivos que costumam ter um ótimo custo-benefício em comparação com planos tradicionais.
Quais as exigências para contratar um plano coletivo para advogados?
O advogado ou estagiário de Direito precisa estar em dia com suas obrigações financeiras na entidade de classe a que está vinculado, além de praticar advocacia regularmente.
Posso adicionar dependentes em um plano de saúde coletivo?
Sim, advogados, advogadas ou estagiários de Direito podem adicionar dependentes, e os mais comuns são:
• Filhos, adotivos ou não, e enteados;
• Cônjuges e companheiros;
• Menores que estejam sob a guarda ou responsabilidade do titular, a partir de uma determinação judicial;
• Filhos de qualquer idade que sejam comprovados como incapazes.
Outros parentes, como avós, pais e sogros, também podem ser adicionados como dependentes do plano. Porém, essa aceitação não é comum e depende do plano contratado. Para mais informações, fale diretamente com a operadora do seu plano ou procure o time da Quali, que está sempre pronto para te ajudar.
Quais são as vantagens de escolher um plano de saúde coletivo para advogados?
Esses planos costumam ser mais baratos do que os planos individuais/familiares (contratados pelo CPF). Isso acontece porque as operadoras de saúde ao oferecerem um plano para uma entidade e seus membros têm a “garantia” de muitos planos vendidos, o que possibilita a aplicação de descontos expressivos.
Outra grande vantagem dos planos de saúde para advogados é o período de carência. Nos planos individuais/familiares, é necessário esperar um tempo considerável até que se possa ter acesso a alguns procedimentos. Mas, como o plano coletivo é para um grupo de pessoas, os períodos de carência podem ser reduzidos.
Por fim, os vencimentos das mensalidades também trazem mais flexibilidade para quem escolhe um plano coletivo. Normalmente, nos planos individuais/familiares, o vencimento ocorre na data que o plano foi contratado. Já no plano de saúde coletivo para advogados, é mais comum que a pessoa possa escolher a data do vencimento, geralmente entre os dias 5 e 20 de cada mês.
Como contratar um plano coletivo?
Sabia que a Quali é a maior administradora de planos de saúde coletivos do Brasil? Somos uma plataforma de escolha de planos de saúde com centenas de parcerias com as melhores operadoras de saúde e entidades de classe de diversas profissões em todo o país. Para te ajudar a encontrar e até contratar online o plano ideal, acesse nosso simulador.