De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 75% dos casos de cegueira no mundo poderiam ter sido tratados caso tivessem sido diagnosticados previamente. De um modo geral, o comportamento preventivo é sempre o mais indicado, como a adoção de hábitos que preservem a saúde ocular, além da atenção em relação a sintomas e sensações estranhas.
A catarata e o glaucoma são dois exemplos de doenças que podem causar cegueira, cujo diagnóstico prévio tem enorme importância para o tratamento. A catarata é caracterizada pelo cristalino que vai gradativamente se tornando opaco. O glaucoma, por sua vez, é o aumento da pressão ocular, que quando elevada, pode causar cegueira permanente. Apesar de ser um problema crônico e assintomático no início, o glaucoma é tratável quando precocemente diagnosticado.
Dentre ações necessárias para a manutenção da saúde dos olhos, recomenda-se uso de óculos de sol, protegendo tanto dos raios UV quanto dos ventos. Manter os olhos sempre higienizados, retirando maquiagens antes de dormir e evitando toca-los, também são recomendações válidas.
Para as crianças, os cuidados são dobrados. Deve-se retirar do alcance delas produtos de limpeza; em caso de contato com os olhos, lave com agua corrente e posteriormente procure um médico. A atenção também vale para objetos cortantes e pontiagudos, que despertam fascínio e a curiosidade nas crianças, porém que podem causar acidentes bem graves. Alterações de visão como miopia, astigmatismo e hipermetropia também necessitam de diagnóstico precoce, sendo corrigidos com o uso de óculos. A não detecção dessas alterações podem comprometer o rendimento escolar e até mesmo causar dores e incômodos.
Viver em grandes cidades, onde o ar é mais seco e poluído, demanda cuidados muito maiores com os nossos olhos. Então aproveite que o Dia Nacional da Saúde Ocular está aí, e não perca a saúde de vista.
Produção de conteúdo Qualicorp