5 atividades para mandar as calorias embora

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Exercícios físicos são fundamentais para a promoção da saúde e, aliados à alimentação balanceada, têm também papel fundamental na manutenção do peso. No entanto, será que existe algum tipo de atividade física mais eficiente quando pensamos em gasto calórico? A resposta é positiva.

Primeiro, é importante entender que para colher resultados com a prática de exercícios e esportes é necessário manter a consistência, ou seja, a regularidade semanal, respeitando os períodos de descanso para o organismo, inclusive as boas noites de sono. “Pensar apenas na atividade física não proporcionará o resultado que seu corpo precisa ter, pois todos esses componentes, que podemos chamar de pilares, interagem entre si”, destaca o educador físico Eric Haddad.

O profissional explica que, apesar de existir uma grande variedade de métodos de treinamento que prometem maior gasto calórico, destacam-se aqueles que intercalam momentos de grande intensidade de trabalho alternados com períodos menos intensos ou com descanso total, como treinos de corrida e as atividades aeróbicas de alto impacto. Porém, a quantidade de calorias queimadas varia entre um indivíduo e outro, pois tem relação com peso, biotipo, idade, preparo físico, composição corporal e outros fatores.

Musculação: a atividade trabalha com pesos e se torna mais intensa em um curto período de realização. A dica para quem gosta de musculação é alternar com atividades de maior duração como a bicicleta. “Busque também atividades que proporcionem momentos mais intensos, como saltos e movimentos que obriguem a exercer mais força”, explica Haddad.

Bicicleta: para quem tem lesões – e também quer “suar a camisa” -, a bicicleta costuma ser indicada por preservar articulações.

Corrida: a corrida é uma atividade excelente para aumentar a quantidade de cálcio nos ossos (principalmente para que tem osteoporose), melhorar a eficiência do coração e, consequentemente, queimar mais calorias, mas, quando mal orientada, pode gerar lesões sérias nas articulações, principalmente nos tornozelos, joelhos e quadris.

Existem pessoas que não estão aptas para calçar os tênis e sair pelas ruas ou mesmo correr na esteira, por isso, antes de começar os treinos, é de extrema importância passar por avaliação física. Por vezes, uma caminhada com passos mais largos e maior velocidade já é o suficiente, quando pensamos em gasto calórico.

Boxe: que tal unir a perda de calorias com o alívio da tensão? O boxe exige movimento constante e trabalha diversos músculos. Ótima combinação para combater a obesidade e melhorar o condicionamento físico.

Natação: a natação também é considerada um esporte completo por trabalhar todos os grupos musculares, melhorar a resistência física e a capacidade cardiorrespiratória. A atividade aquática ainda tem, a seu favor, o fato de não oferecer impacto para articulações e ligamentos, sendo recomendada para todas as idades.

Revisão técnica

  • Prof. Dr. Max Grinberg
  • Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
  • Autor do blog Bioamigo

Fonte: site Coração e Vida, produzido com a curadoria do cardiologista Dr. Roberto Kalil Filho.

Abrir