Infarto é a reação extrema de um determinado órgão à falta de oxigenação. Dessa forma, o ataque cardíaco é um tipo de infarto, que ocorre quando há uma obstrução nas artérias coronárias, impedindo a irrigação de sangue do miocárdio, músculo que fica na área externa do coração.
O principal sintoma é uma forte dor no osso Externo, que pode se estender aos braços, pescoço e mandíbulas. Quanto mais precoce for o tratamento, melhor será o prognóstico. Procurar ajuda imediatamente é extremamente importante.
Como manda o clichê da saúde e do bem-estar, prevenir é muito melhor do que remediar. Por isso, listamos 5 dicas que podem ajudar no cuidado e na prevenção a um ataque cardíaco.
- 1 – Mantenha-se dentro do peso adequado: obesos são considerados um grupo de risco, por isso é necessário dedicar uma atenção especial à balança. A prática de atividades físicas é de extrema importância, pois há uma relação direta entre obesidade e sedentarismo. Deve-se também manter uma alimentação balanceada. É recomendável, por exemplo, substituir as gorduras animais pelas vegetais.
- 2 – Cuide bem da higiene bucal: pesquisas têm apontado que o bem-estar do coração pode começar pela boca. O Instituto do Coração monitorou casos de problemas cardíacos e chegou à conclusão que 45% deles tinham origem na cavidade bucal.
- 3 – Invista no bom humor: pessoas que vivem sob forte estresse são mais propensas a infartos. Procure compensar a correria do trabalho com horas de lazer. Atividades prazerosas liberam a endorfina, que é o hormônio responsável pelo bem-estar.
- 4 – Se possível, dê uma fugida da poluição: além do estresse, ficar exposto à poluição pode causar danos físicos diretos. A Organização Mundial da Saúde afirma que 1 em cada 5 casos de problemas cardíacos tem relação com o ar poluído. Já a Universidade de São Paulo fez uma pesquisa muito mais próxima da nossa realidade: monitorou taxistas e agentes de trânsito, observando que o ambiente da rua aumenta a pressão arterial e torna o sangue mais coagulável, aumentando os riscos de problemas vasculares.
- 5 – Redobre o cuidado no período da manhã: não há uma explicação científica, porém se observa que boa parte dos acidentes cardiovasculares ocorre nesse período. Cerca de 18% a 30% dos infartos e AVCs ocorrem nas primeiras horas do dia, relatam cardiologistas.
Produção de conteúdo Qualicorp.