A deficiência visual pode ser evitada

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Atualmente existem 285 milhões de pessoas no mundo com deficiência visual, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). O problema afeta a autonomia de quem sofre desse mal, seja pela dificuldade em realizar tarefas diárias ou pelo risco maior de sofrer quedas, acidentes, depressão e transtornos de ansiedade. A perda total ou parcial da visão pode ter várias causas, mas pode ser evitada em 80% dos casos se for diagnosticada e tratada cedo.

Catarata

O que é – responsável por mais da metade dos casos de deficiência visual no mundo. A catarata é uma doença que deixa a lente do olho opaca, impedindo uma visão clara. A maioria dos casos de catarata está relacionada ao envelhecimento.

Sinais – ocasionalmente, a doença pode afetar crianças ou se desenvolver depois de lesões, inflamações ou doenças no olho. Algumas formas de prevenção ou retardamento no desenvolvimento da catarata são a redução do fumo e da exposição à luz ultravioleta (usando óculos de sol com filtro UV). Entre as formas de tratamento, a correção feita por meio de cirurgia é muito eficaz para restaurar a visão.

Glaucoma

O que é – uma atrofia no nervo óptico que, se não tratada a tempo, pode causar cegueira irreversível.

Sinais – Muitas pessoas não apresentam sintomas até começarem a perder a visão. É importante consultar o seu oftalmologista regularmente para ser possível detectar a doença em estágio inicial. O glaucoma pode ser tratado com colírios, medicamentos ou cirurgia.

Retinopatia diabética

O que é – uma das principais complicações do diabetes mellitus. A doença causa danos aos vasos sanguíneos da retina e pode levar à cegueira.

Sinais – O controle da glicemia diminui o risco de a doença aparecer e progredir. Além disso, intervenções médicas podem diminuir alguns dos riscos para a visão causados pela retinopatia diabética.

Cegueira da infância

O que é – algumas condições comuns em crianças que podem levar à cegueira incluem catarata congênita, glaucoma congênito, retinopatia da prematuridade, retinoblastoma e deficiência de vitamina A. Cerca de 40% das causas de cegueira infantil são evitáveis ou tratáveis.

Sinais – É importante seguir corretamente o pré-natal, pois existem doenças, como sarampo, rubéola e varíola, que podem causar cegueira ou deficiência visual no feto. Além disso, algumas doenças oculares podem ser detectadas logo que a criança nasce com o teste do olhinho, feito ainda no berçário. Outro ponto fundamental é seguir sempre o calendário de vacinação infantil.

Produção de conteúdo Qualicorp

Abrir