Vitamina D – ajuda no funcionamento do sistema imunológico, e por isso, não pode faltar na alimentação do idoso. Boas fontes são: leite, fígado de boi, ovo, suco de laranja, iogurtes, margarina e bebidas com soja.
Vitamina B12 – é importante para a recuperação do organismo e protege o sistema nervoso central. Carne vermelha e branca, leite, ovos e cereais matinais fortificados são exemplos de alimentos ricos na substância.
Fibras – as fibras ajudam com os problemas intestinais, comuns na terceira idade. E por isso, também não podem faltar na dieta do idoso. Boas fontes são: aveia, lentilha, mandioca, beterraba, cenoura, maçã, feijão, milho e alimentos integrais.
Proteína – a alimentação do idoso deve ser pensada para manter o nível ideal de proteína no organismo, que geralmente cai na terceira idade. A proteína ajuda a curar feridas e combater infecções e é encontrada na carne vermelha e branca, peixes, ovos, soja e nozes principalmente.
Cálcio – também é fundamental nas escolhas para uma alimentação saudável na terceira idade. Isso porque ajuda a manter os ossos mais saudáveis e resistentes. Boas fontes de cálcio para a dieta do idoso são: leite com baixo teor de gorduras, queijo, couve, espinafre, brócolis e iogurte.
Cuidado com o excesso de calorias, sal e alimentos gordurosos, principalmente na terceira idade.
Quando chegamos à terceira idade, a ingestão exagerada de alimentos calóricos, gordurosos ou com muito sódio pode causar obesidade, diabetes, hipertensão e doenças cardíacas. Para evitar essas complicações, siga algumas dicas:
Escolha alimentos naturalmente doces – ao invés de bolos, biscoitos e refrigerantes ricos em açúcar, inclua na sua dieta alimentos naturalmente adocicados, por exemplo: frutas e sucos naturais.
Diminua o consumo de sódio – em excesso, a substância pode causar hipertensão, doenças cardiovasculares e renais. Uma dica para diminuir o consumo é optar por frutas e legumes frescos, alimentos com grãos integrais e carnes magras. Lembre-se que sucos de caixinha e refrigerantes também têm sódio.
Substitua a gordura trans por gorduras saudáveis – outra dica para a alimentação saudável na terceira idade é substituir alimentos ricos em gorduras trans (bolachas, sorvetes, salgadinhos de pacote etc.) por opções mais saudáveis, como abacate, nozes, sementes e peixes.
Fonte: Parceiro Qualicorp.