Em geral, sabemos que a amamentação oferece diversas mudanças não somente na rotina, mas como também no próprio corpo da mulher. Uma dessas mudanças está relacionada ao peso. Por isso hoje vamos falar se amamentar, emagrece.
Dietas na amamentação
Antes de tudo, é bastante comum que as mulheres, ao darem à luz aos seus bebês, busquem formas de voltar ao seu peso normal e a sentir-se bem com elas mesmas.
Mas, sabemos que é necessário ter alguns cuidados específicos na hora de se obter uma boa forma. Durante essa fase, não é necessário realizar dietas altamente restritivas, pois elas podem influenciar diretamente na qualidade da amamentação.
Nesse momento é muito importante que a alimentação da mãe e qualquer dieta seja guiada e acompanhada por um especialista médico.
É importante ter em mente que a alimentação da mãe influência na saúde do bebê e por isso ter acompanhamento para o bebê também é fundamental.
O ato de amamentar, emagrece a mãe?
Em suma, de acordo com estudos realizados pela Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, comprovaram que o ato de amamentar emagrece porque a produção de leite no organismo ocasiona em uma grande quantidade de queima de calorias.
Esse estudo mostrou que as mamães que amamentam seus bebês unicamente pelo leite materno conseguiram perder mais peso ao longo das 12 semanas após o parto, do que as mães que realizaram alimentação combinada.
Nessa conta, podemos perceber que uma mãe consegue perder cerca de 2kg por mês, em casos de amamentação exclusiva! De forma prática, isso vai ocorrer por que as mães que amamentam exclusivamente com leite materno precisam produzir cerca de 600 a 800 mililitros de leite diariamente.
E essa atividade, que é bastante intensa para o corpo, faz com que a mulher chegue a perder cerca de 800 calorias por dia. Essa quantidade corresponde a cerca de 30 minutos de caminhada!
Gostou desse artigo? Veja mais sobre amamentação no blog da Quali