A amebíase é uma infecção causada por um parasita que invade o sistema gastrointestinal transportado por água ou comida contaminada. Ela é típica dos países subdesenvolvidos em que há poucas condições de higiene e água tratada.
O principal sintoma é a diarreia, causando febre, ou sintomas diferentes dependendo do órgão infectado. Geralmente o órgão invadido é o fígado e o agente causal é o protozoário Entamoeba hystolitica.
Esse parasita atinge 1% da população mundial, principalmente em países pobres. Recentemente identificou-se outro parasita com a mesma forma do Entamoeba hystolitica, chamadoEntamoeba dispar, mas que não causa doença. Isso é importante, pois o achado da ameba nas fezes de um indivíduo não caracteriza amebíase. A diferenciação de uma para outra é feita por exames de laboratório e raramente se mostra relevante.
Os principais sintomas são:
- Dor de estômago
- Flatulência
- Febre
- Prisão de ventre
- Debilidade física
- Fezes aguadas com manchas de sangue.
A doença é adquirida por meio da ingestão de alimentos ou água contaminada com material fecal com ovos do parasita.
O diagnóstico da amebíase é feito por meio do exame de fezes, em que é possível detectar o parasita com alguma facilidade. No entanto, a forma mais invasiva é o exame de imagem, que pode ser uma tomografia computadorizada, ecografia ou ressonância magnética. Algumas vezes, para confirmação diagnóstica, além do exame de imagem, o infectologista usa agulhas finas para puncionar os abscessos, ou ainda exames de sangue.
O tratamento é feito a partir de medicamentos indicados pelo infectologista, mas também é feito o uso de outros remédios de acordo com as circunstâncias específicas.
A melhor forma de prevenção da doença é através de hábitos de higiene. Um deles é lavar as mãos após usar o banheiro e o outro é a esterilização dos alimentos antes de consumi-los. A esterilização é muito simples: basta colocar as frutas e verduras dentro de um recipiente, com água, e adicionar algumas gotas de água sanitária. Deixe agir por alguns minutos e depois lave os alimentos. abundantemente.
Referências
ABC da Saúde
http://www.abcdasaude.com.br/medicina-interna/amebiase