Você provavelmente já ouviu a informação de que a forma correta de se alimentar é fazer pequenas refeições ao longo do dia. De fato, comer de três em três horas é o ideal para uma dieta equilibrada e para manter a boa forma. Nutricionistas normalmente recomendam de cinco a seis refeições ao dia, sendo três principais (café da manhã, almoço e jantar) e três lanches entre esses períodos.
Pode parecer que pular refeições é uma boa maneira de perder peso. Mas, na realidade, a pessoa fica faminta e acaba consumindo todas essas calorias de volta. Comer de forma fragmentada é uma maneira de evitar o excesso de fome, fornecendo ao corpo um fluxo constante de nutrientes para que não haja exageros na hora das refeições.
É por isso que pessoas que têm o hábito de tomar café da manhã tendem a pesar menos do que aquelas que não fazem a refeição matinal, além de serem mais propensas a resistir a desejos de comidas calóricas, fazendo melhores escolhas alimentares.
Glicose equilibrada
Outra vantagem de comer em porções menores e de forma frequente é o fato de isso ajudar no equilíbrio do nível de glicose do corpo. Nas primeiras duas horas depois de comer, há um aumento do nível de glicose presente no sangue, a principal fonte de energia para o funcionamento do organismo. Depois de cerca de três horas em jejum, esse índice começa a cair. E depois de quatro horas, o corpo já digeriu tudo o que foi consumido mais cedo.
Quando a concentração de glicose no sangue começa a cair (hipoglicemia), isso se manifesta na forma de diminuição da concentração, sonolência, fraqueza e até tontura e tremores. Portanto, a alimentação em frações ajuda também a ter atenção para realizar as atividades e a evitar a sonolência durante o trabalho.
Faça escolhas saudáveis
Seguir o número de seis refeições diárias não basta para a dieta ser saudável. É fundamental escolher bons alimentos e não exagerar nas porções. Evite comidas muito calóricas e preencha o seu prato com legumes, alimentos integrais e fontes de proteína magra. Para os lanches, opte por frutas, sucos naturais e barras de cereais.
Referências