A menopausa precoce, aquela que ocorre antes dos 40 anos de idade, acomete 1% das mulheres no Brasil e está associada a um risco maior de doenças como a osteoporose e problemas cardiovasculares. A boa notícia é que é possível evitar a menopausa precoce com uma dieta rica em cálcio e vitamina D, substâncias encontradas em alimentos bastante presentes no nosso dia a dia. Continue a leitura para saber quais são.
Normalmente, a mulher começa a sentir os efeitos da menopausa por volta dos 40 anos, relatando incômodos como ondas de calor, secura vaginal, ansiedade, fadiga e até insônia. Alguns fatores, no entanto, podem antecipar esta fase. Veja quais são:
- Tabagismo;
- Intervenções cirúrgicas, como a laqueadura tubária e a histerectomia;
- Doenças autoimunes associadas a problemas de tireoide, como a tireoidite de Hashimoto e a doença de Graves.
Alimentação pode evitar a menopausa precoce e diminuir risco de doenças
Estudos têm demonstrado que uma dieta balanceada ajuda a evitar a menopausa precoce. Uma pesquisa recente realizada em conjunto com a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, sugere que a vitamina D reduz em até 17% as chances de a mulher entrar na menopausa antes dos 40 anos porque estimula a produção dos hormônios femininos e retarda a perda de óvulos ao longo dos anos. Já o cálcio, presente em hormônios do leite de vaca, como a progesterona, reduz esse risco em 13%. Estas duas substâncias podem ser encontradas em alimentos que fazem parte da nossa alimentação cotidiana:
- Vitamina D – presente em alimentos como peixes, especialmente salmão e atum, gema de ovo, leite, queijos e cogumelos.
- Cálcio – Presente em alimentos como leite, queijos, castanhas, brócolis e peixes, especialmente salmão e atum.
No Guia Alimentar para a População Brasileira, o Ministério da Saúde dá orientações sobre como manter uma dieta saudável e equilibrada, mostrando o valor nutricional de cada alimento. Caso esteja em dúvida e precise de mais esclarecimentos, procure um médico. Ele saberá dar orientações sobre como evitar a menopausa precoce ou o que fazer caso já esteja nesta fase.
Fonte: parceiro Qualicorp.