A candidíase, também conhecida como monilíase vaginal, é uma infecção causada por um fungo que provoca um corrimento espesso, grumoso e esbranquiçado na região genital feminina e geralmente vem acompanhada de irritação no local. Pode acometer homens e mulheres, mas é mais comum nas mulheres.
De acordo com Sergio dos Passos Ramos, ginecologista da Associação de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo, apesar de não ser considerada uma doença sexualmente transmissível (DST), pode ser transmitida por meio de relações sexuais. Isso porque estudos indicam que o fungo vive naturalmente na flora vaginal, assim, quando a resistência do organismo cai ou quando a resistência vaginal está baixa, pode ocorrer à proliferação do fungo e a manifestação dos sintomas.
Os principais sintomas são:
- Vermelhidão, coceira vaginal e no canal vaginal
- Ardor local e para urinar
- Corrimento branco, em grumos, parecido com a nata do leite
- Dor durante as relações sexuais
Existem alguns fatores que contribuem para o aparecimento da doença, tais como:
- Deficiência imunológica
- Medicamentos como anticoncepcionais e corticoides antibióticos
- Relação sexual desprotegida com parceiro contaminado
- Gravidez
- Outras infecções (por exemplo, pelo vírus HIV)
- Diabetes
- Vestuário inadequado (roupas apertadas, biquínis molhados, lycra e roupa de academia, pois aumentam a temperatura vaginal)
- Duchas vaginais em excesso
Tratamento
Para o tratamento da infecção, o ginecologista recomendada algumas medidas simples como, por exemplo, não utilizar desodorantes e absorventes íntimos, evitar roupas justas, não se descuidar da higiene íntima, usando sabonetes apropriados para a região, e sempre usar camisinha nas relações.Juntamente com essas indicações, é recomendado o uso de antimicóticos via oral, receitados pelo médico ginecologista da paciente, além da utilização de creme vaginal específico e abstinência sexual durante o tratamento.
Referências
Portal Gineco
http://www.gineco.com.br/saude-feminina/doencas-femininas/candidiase-2/#o-que-e
Candidíase tem cura
http://www.candidiasetemcura.com.br/sintomas/sintomas-da-candidiase-vaginal.htm
Doutor Drauzio Varella
http://drauziovarella.com.br/sexualidade/candidiase/
Dados do especialista Sérgio dos Passos Ramos (CRM: 17.178) é formado em Medicina na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e é especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Associação Médica Brasileira e Federação Brasileira. Atua na área desde 1974.