Como cuidar da memória

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Cerca de 65 a 70% da população do país tem alguma queixa de problema de memória. Várias doenças provocam diretamente um comprometimento cognitivo, como a doença de Alzheimer e a demência vascular.

Mas outras doenças também podem afetar a memória, como hipertensão, diabetes, dislipidemia, doenças vasculares cerebrais e hipotireoidismo, doença de Alzheimer e demência vascular. Até um traumatismo craniano, uma parada cardio-respiratória ou um déficit da vitamina B12 podem ocasionar um comprometimento cognitivo.

Até a idade pode ser um fator. Não que pessoas idosas não possam ter excelente memória. Mas, de um modo geral, o aprendizado de um idoso comparado ao de um adulto jovem é mais lento, requer mais repetições.

Como se prevenir da perda da memória

• Manter alimentação saudável;
• Ter atividade física;
• Ter atividade intelectual constante;
• Ter sempre um objetivo de vida, mesmo depois de parar de trabalhar;
• Manter convívio social.

No que diz respeito à alimentação, a dieta mais próxima ao ideal é a mediterrânea, baseada em vegetais e peixes, com pouca ou nenhuma carne vermelha. Sua associação com o uso moderado de álcool, a saber o vinho tinto, seria ainda mais benéfica devido ao poder anti-oxidante da bebida.

Referências:
http://www.einstein.br/einstein-saude/em-dia-com-a-saude/Paginas/memoria.aspx
http://www.mayoclinic.com/health/memory-loss/HA00001