Como é o exame de calorimetria?

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare
Texto: Como é o exame de calorimetria?
Ao lado imagem de um enfermeiro segurando mascara de inalação transparente.

Existem pessoas que controlam sua alimentação, fazem exercícios físicos e mesmo assim não conseguem emagrecer. Uma das maneiras para tentar entender por que isso acontece, é realizar o exame de calorimetria.

O que é o exame de calorimetria?

calorimetria indireta é um exame que tem como objetivo avaliar a taxa metabólica basal de uma pessoa. Isso quer dizer que o procedimento mede a quantidade por dia de calorias que o organismo do paciente gasta no estado de repouso.

Nosso corpo consome uma quantidade determinada de oxigênio para cada caloria que for oxidada. É através da diferença entre a quantidade de oxigênio no ar expirado e inspirado, que o aparelho faz a medição, calculando de forma precisa quantas calorias o organismo está queimando neste momento.

Para realizar o exame de calorimetria indireta é preciso fazer jejum de quatro horas de alimentos e bebidas. Isso inclui não beber água.

Além disso, é preciso estar a 48 horas sem consumir cafeína ou álcool. No caso da cafeína, não estamos falando apenas do café em si. O paciente não poderá consumir também energético, chás, chocolate e refrigerante.

Além disso, 24 horas antes de se realizar a calorimetria, o paciente não deve praticar atividades físicas.

Leia também no Qualiblog!

· Como é o processo de doação de sangue

· O que é anemia? Conheça os sintomas

· Alimentação na pandemia, como ela pode ajudar?

Qual é a indicação para realizar o exame de calorimetria?

exame de calorimetria indireta é um método considerado o melhor para ajudar a determinar a necessidade calórica de um indivíduo a cada dia.

Esse é um dado essencial para o planejamento nutricional de uma pessoa, tanto para a perda e manutenção de peso, quanto para tentar o seu ganho.

O exame de calorimetria é ainda um aliado daquelas pessoas que estão tentando emagrecer, fazem atividades físicas e se alimentam adequadamente, mas não conquistam os resultados desejados. Seu resultado pode apontar o que está acontecendo de errado.

Como é feito o exame de calorimetria?

O exame de calorimetria indireta é feito através de um equipamento que possui um sensor de fluxo de ar. Ele mede o volume de ar expirado.

Além disso, há também um sensor de oxigênio, que tem como objetivo medir a concentração desse gás no organismo.

Uma vez que temperatura relativa do ar e a umidade estejam nas condições apropriadas para a realização do exame, o equipamento fornece os resultados disponíveis através de um analisador metabólico compacto.

Para realizar o exame de calorimetria, o paciente precisa fazer repouso deitado em uma maca por 10 minutos, antes de começar. Esse procedimento serve para fazer a estabilização de seu padrão respiratório.

O exame também é feito em uma maca. Nela, o paciente que está em repouso precisará respirar normalmente, tanto faz se pela boca ou pelo nariz, utilizando uma máscara facial descartável. Esse procedimento é feito por 15 minutos. Durante o procedimento, no entanto, o paciente não poderá falar ou dormir.

Após o exame de calorimetria, o paciente pode ir para casa normalmente. Não há a necessidade de levar algum acompanhante para realizar o procedimento.

Como é feito o acompanhamento?

O exame de calorimetria indireta pode ser feito durante as consultas de acompanhamento ou avaliação nutricional.Além disso, pode ser realizado ainda em pacientes que tenham algum encaminhamento médico para isso.Além disso, ele ainda pode ser feito caso um profissional nutricionista o solicite.

Há alguma contraindicação?

Somente há contraindicação em pacientes que tenham suporte respiratório e que, precise da retirada do mesmo para realizar o exame, resultando em bradicardia, hipóxia, ou algum outro efeito adverso. Principalmente se houver queda indesejada da frequência respiratória do paciente.