A amamentação, apesar de ser uma experiência única entre mãe e filho, pode trazer algumas preocupações e até gerar ansiedade em algumas mães, principalmente nas mães de primeira viagem que ainda não sabem como fazer a pega correta ao amamentar.
A importância da amamentação
A amamentação traz benefícios tanto para o bebê quanto para a mulher. Dentre os seus maiores ganhos podemos destacar:
Para o bebê:
- Protege-o contra diversas doenças como diarreia e infecções;
- Auxilia no desenvolvimento da face;
- Auxilia no desenvolvimento da fala;
- Proporciona uma melhor respiração.
- Evita mortes infantis
- Diminui risco de alergias
- Diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes
- Reduz a chance de obesidade infantil
- Efeito positivo na inteligência, melhor desenvolvimento cognitivo.
Para a mãe:
- Auxilia na diminuição do sangramento pós-parto;
- Reduz as chances de anemia.
- Diminui a probabilidade de desenvolvimento de algumas doenças como câncer de mama e de ovário, diabetes e infarto.
- Ajuda a perder de maneira mais rápida o peso ganho na gestação.
- Previne depressão pós-parto
- Promoção do vínculo afetivo entre mãe e filho
- Menores custos financeiros
Apesar de todos estes benefícios, muitas mulheres acabam não conseguindo amamentar devido a dores e rachaduras no peito, causadas principalmente pela pega errada do bebê. Além disso, a pega incorreta impedirá que o bebê absorva todos os nutrientes do aleitamento materno, uma vez que não conseguirá sugar leite suficiente para a sua alimentação.
Como fazer a pega correta ao amamentar?
A pega correta é imprescindível para que o bebê e a mãe possam aproveitar ao máximo os benefícios da amamentação.
A pega correta deve ser sempre na aréola, e não no bico do seio. A parte de cima da aréola tem que ficar mais visível do que a de baixo, os lábios do bebê devem estar em formato de peixinho e , quando ele suga, o seio da mãe vai para dentro da boca dele.
Muitas mães sentem dor até conseguirem encontrar uma posição mais adequada para o bebê. Antes de qualquer coisa, é importante reforçar que a amamentação não deve ser um processo doloroso. Além disso, a posição correta evita futuros desconfortos e é aquela em que a mãe se sente mais confortável
Passo 1: Posição da mãe
A mãe deve estar sentada e numa posição confortável. Ao pegar o bebê no colo, o seu braço deve formar uma angulação de 90º.
Passo 2: Posição do bebê
O corpo do bebê deve estar alinhado ao da mãe e posicionado “barriga com barriga”.
É muito importante esta atenção à postura do bebê, pois muitas mulheres acabam deixando as crianças com a barriguinha para cima e virando apenas a sua cabeça.
Passo 3: Posicionando a boca do bebê
Com o bebê na posição indicada acima, ele deverá abocanhar o bico do peito da mãe. Para isso, a sua boquinha deve estar em formato de “o”. Nesse momento, basta aproximá-lo do bico do peito.
Para saber se a pega está correta, podemos nos atentar a alguns detalhes:
- Os lábios do bebê devem ficar voltados para fora e o seu queixo encostado no seio da mãe.
- O nariz precisa estar livre, de modo a não dificultar a sua respiração.
- As bochechas do bebê devem fazer um movimento como se estivessem enchendo e esvaziando ao sugar o leite.
- O bebê deve estar com a maior parte possível da aureola do peito abocanhada.
E se o bebê não abrir a boca?
Uma das maiores dificuldades que as mães encontram ao amamentar é fazer o bebê abrir a boca corretamente. Caso isso aconteça, é possível usar a Técnica do “C”:
- Na posição de amamentação, posicione os dedos indicador e polegar de modo que formem um “C”.
- Com os dedos posicionados dessa forma, segure a mama e aproxime-a da boca do bebê, tocando com ela o seu lábio superior e inferior.
Outras posições que podem ajudar a fazer a pega correta
- Barriga com barriga – Esta é uma boa variação das posições mais clássicas para amamentar e que acaba sendo muitas vezes mais confortável para algumas mães, principalmente quando o bebê ainda é muito pequeno. Para fazer esta posição deve-se deitar o bebê no colo e colocar uma das mãos entre as pernas do bebê para apoiá-lo melhor.
- Transversal
- Sentada – Nesta posição deve-se colocar o bebê deitado no colo e sentar confortavelmente numa cadeira ou sofá. A posição correta consiste em colocar a barriguinha do bebê encostada na da mãe, enquanto o bebê é segurado com os dois braços por baixo do seu corpinho.
- Cavalinho – O bebê deve ficar sentado numa das coxas, de frente para a mama e a mãe poderá segurá-lo, apoiando suas costas. Esta posição é ideal para bebês com mais de 3 meses e que já seguram bem a cabeça.
- Deitada – Esta posição é muito cômoda para a mãe e para o bebê, sendo especialmente útil durante a noite ou quando a mãe está muito cansada. Deve-se oferecer a mama que está mais próxima do colchão e, para que a mãe fique mais confortável, pode-se apoiar a cabeça no braço ou numa almofada.
- Gêmeos – Sentada, com uma almofada de amamentação ou dois travesseiros no colo, colocar um bebê debaixo de um braço, com as pernas viradas para as costas da mãe e o outro bebê debaixo do outro braço, também com as pernas viradas para as costas da mãe, apoiando a cabeça dos bebês com as mãos.
Como descobrir se a pega está incorreta?
Caso a pega esteja incorreta, o próprio bebê dará alguns sinais, como gemer e chorar. No entanto, é importante estar atenta a alguns pontos, como:
- O bebê não pode produzir nenhum som, mas somente o de engolir o leite.
- Não podem aparecer covinhas na bochecha do bebê.
Caso perceba que a pega está incorreta, basta reposicionar o bebê. Para isso, coloque o dedo mínimo em sua boca de modo que entre um pouco de ar. Em seguida, retire o bico do peito e reposicione-o.