O cross training é um programa de exercícios que combina diferentes tipos de atividades físicas: aeróbica, musculação e flexibilidade. O treino pode ser feito tanto por iniciantes que querem entrar em forma e melhorar a saúde, quanto por quem já se exercita e quer levar a ginástica para o próximo nível.
O cross training tem diversos benefícios, tais como:
1- Trabalha todo o corpo, o que não acontece quando se foca em apenas um tipo de atividade;
2- Inclui uma variedade de atividades no plano de exercícios e torna o treino mais motivador;
3- Exercita vários grupos musculares, o que ajuda os músculos a se adaptar mais facilmente a novas atividades, além de evitar sobrecarga e reduzir o risco de lesões;
4- Caso fique com dores, não é necessário desistir de todo o programa de exercícios, já que é possível substituir as atividades.
Como praticar o cross training
Você não precisa necessariamente se matricular em uma academia para praticar o cross training. Muitas atividades podem ser feitas em espaços abertos ou até mesmo em casa durante trabalhos domésticos. Mas, antes de iniciar um programa de exercícios, é importante fazer uma avaliação médica para verificar se há alguma limitação física que possa impedir a realização de algum tipo de exercício.
Um exemplo de programa cross training pode ser da seguinte forma:
1- Exercício aeróbico
Três vezes por semana durante pelo menos 30 minutos. Exemplos: caminhada, natação, dança e subir escadas.
2- Musculação
Duas vezes por semana (dias não consecutivos) durante pelo menos 30 minutos. Exemplos: levantamento de peso e flexões.
3- Exercício de flexibilidade
todos os dias, com duração média de 5 a 10 minutos. Exemplos: alongamento, yoga e pilates.
Tente fazer pelo menos 30 minutos de atividade por dia. Se você não tem muito tempo livre, quebre em sessões de 10 minutos ao longo do dia. É possível, também, combinar diferentes modalidades em um mesmo dia de treino. Para não desanimar, elabore um programa com base nos seus interesses. Comece devagar e aumente a intensidade dos exercícios gradualmente.
Referências