Essa atividade é baseada nos movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. Devido ao fato de o treinamento funcional não exercer movimentos mecânicos e não trabalhar eixos definidos ou isolados, como acontece na musculação, essa prática favorece o ganho de força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento e resistência.
Para trabalhar a musculatura mais profunda, é possível utilizar acessórios comuns do dia a dia e fáceis de encontrar em qualquer loja de esportes, como elásticos, cordas, bolas, cones, discos e hastes.
O treinamento funcional mescla diferentes capacidades físicas em um único exercício. Assim, o foco passa de um grupo muscular isolado para todo o corpo, ajudando a prevenir lesões, promovendo melhorias no sistema cardiovascular, reduzindo o percentual de gordura e favorecendo o emagrecimento e a definição muscular.
O treino pode durar de 45 minutos a uma hora, e pode ser realizado de duas a cinco vezes por semana. Além disso, você pode praticar individualmente ou em grupo, tanto na academia quanto em casa.
O treinamento funcional é indicado para quase todas as pessoas. Porém, antes de aderir à prática dessa atividade, é muito importante que você consulte um médico e também um profissional de educação física, para que possa montar uma grade de exercícios de acordo com sua condição física.
Fonte: Conteúdo Qualicorp