A infecção da dengue pode se manifestar de quatro formas diferentes. São elas:
Infecção inaparente – é a forma mais comum. Nesse caso, a pessoa está infectada pelo vírus, mas não apresenta nenhum sintoma. Acredita-se que apenas uma ou duas a cada dez pessoas que estão contaminadas com o vírus passam a apresentar sintomas da doença.
Dengue clássica – a manifestação da doença é leve, os sintomas são febre alta (entre 39 e 40ºC), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, enjoos e vômitos e podem ser confundidos com os sinais de uma gripe.
Dengue hemorrágica – essa manifestação é grave e, se não for tratada com rapidez, pode levar à morte. Pode causar alterações na coagulação sanguínea, febre, dor abdominal, vômito, alteração na temperatura, hemorragias e queda de pressão.
Síndrome do choque da dengue – se caracteriza pela queda ou mesmo ausência de pressão arterial. Nesse caso, a pessoa pode perder a consciência e sofrer complicações neurológicas e cardiovasculares, insuficiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural. Se não for tratada, esse tipo de manifestação da doença também pode matar.
Tipos de vírus da dengue e forma de imunidade
A dengue é uma doença viral que pode ser transmitida por quatro tipos de vírus (DEN-1, DEN-2, DEN-3, DEN-4). Se você foi contaminado por um desses vírus e se curou, está imune a apenas ele. Isso significa que, para estar totalmente imune à dengue, você precisa ter sido infectado pelos quatro tipos diferentes de vírus.
Como se prevenir da dengue?
Atualmente, a principal forma de prevenção à dengue é o combate aos mosquitos, eliminando os criadouros e estimulando a estruturação de políticas públicas de saneamento básico e uso racional de inseticidas. Além disso, a vacina que imuniza contra os quatro tipos de vírus da dengue tem sido usada em pessoas que estão em locais com maior incidência da doença, mas ela é efetiva em cerca de 66% dos casos.
Fonte: Conteúdo Qualicorp