Conheça técnicas de relaxamento contra o estresse

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Muitas pessoas, pelos mais diversos motivos, encontram-se diariamente com um alto nível de estresse. Dependendo do estado da pessoa, o estresse pode afetar muito mais do que o seu humor, causando sintomas físicos e contribuindo para muitos problemas de saúde, como hipertensão, doenças do coração, problemas gástricos, obesidade e diabetes. Então a melhor coisa a fazer é relaxar! Existem diversas técnicas que você pode praticar até mesmo em casa para espantar as tensões do dia a dia.

As técnicas de relaxamento também podem ajudar a aliviar o estresse relacionado a problemas de saúde. Estudos apontam que esses métodos são ótimos tratamentos complementares para certas doenças, pois reduzem a percepção de dor e melhoram a resposta imunológica dos pacientes.

Tipos de técnicas de relaxamento

Existem vários tipos de técnicas de relaxamento, conheça alguns deles:

Treinamento autógeno: com esta técnica, o próprio praticante consegue se induzir a um profundo estado de relaxamento. A pessoa imagina um lugar calmo e, em seguida, vai mentalizando cada parte do seu corpo, uma a uma, e instruindo os músculos a relaxar.

Relaxamento muscular progressivo: esta técnica ajuda a reduzir a tensão muscular, um sintoma típico do estresse, ao contrair e relaxar cada músculo do corpo, partindo dos dedos dos pés até a cabeça (ou fazendo o caminho inverso).

Visualização: o método propõe que a pessoa mentalize um lugar ou uma situação calma e pacífica e tente imaginar o cheiro, as imagens, os sons e as sensações táteis para se transportar mentalmente para lá.

Meditação: muitos tipos de meditação são eficazes para reduzir a ansiedade. Elas podem ser praticadas por qualquer pessoa e em qualquer lugar. Uma das formas mais populares é a meditação transcendental, em que a pessoa repete um mantra pessoal, um som, uma palavra ou uma frase.

Técnicas de respiração: uma das técnicas mais simples para reduzir a ansiedade por meio da respiração é inspirar de forma lenta e profunda o máximo possível de ar e depois expirar devagar.

Em qualquer técnica de relaxamento que você escolha fazer, é importante ter em mente que são habilidades que precisam de tempo e prática para que você consiga aproveitar seus benefícios. Por isso, insista!

Mas, se mesmo assim o estresse estiver atrapalhando o seu dia a dia, procure um médico para que ele possa avaliar a melhor alternativa para o seu caso e nunca tome medicamentos por conta própria.

Conteúdo de Parceiro Qualicorp

Abrir