As dermatoses ocupacionais são alterações na pele causadas, mantidas ou agravadas no ambiente de trabalho por causa do contato com agentes químicos diretamente na pele. Também é chamada de dermatite de contato ou dermatite alérgica.
As dermatoses ocupacionais são mucosas na pele que podem ser caudadas direta ou indiretamente.
Veja os dois tipos de causa:
Causas indiretas:
- Idade: trabalhadores jovens e menos experientes costumam ser mais afetados.
- Sexo: homens e mulheres são igualmente afetados, mas nas mulheres os quadros são menos graves e melhoram rapidamente.
- Etnia: pessoas de pele branca têm menos proteção do que pessoas com a pele negra.
- Clima: temperatura ambiental e umidade influenciam no aparecimento de dermatoses como infecções por bactérias (piomerdites) e fungos (micoses).
As pessoas que trabalham ao ar livre também correm riscos de adquirir a doença por estarem expostos à luz solar, a picadas de insetos, ao contato com vegetais e exposição à chuva e ao vento.
Causas diretas:
- Agentes químicos: são responsáveis por cerca de 80% das dermatoses ocupacionais. Os principais agentes são: cimento, borracha, derivados de petróleo, óleos de corte, cromo, níquel, cobalto, madeira e resina epóxi.
- Agentes físicos: calor, frio, vibrações, eletricidade, micro-ondas, laser e agentes mecânicos.
- Agentes biológicos: bactérias, fungos, leveduras e insetos, especialmente nos trabalhos de manipulação de couro ou carne animal, tratadores de aves ou animais, peixeiros, açougueiros, jardineiros, balconistas de bar, barbeiros, atendentes de sauna, entre outros.
A melhor forma de prevenção da dermatose ocupacional é a utilização de luvas ou equipamento de proteção ao corpo que impeçam o contato agressivo com esses fatores químicos.
Referências:
Ministério da Saúde
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolo_dermatoses.pdf
Previne – Segurança de Medicina do Trabalho
http://www.grupoprevine.com.br/l-25.asp