Sair

Deu match! – Amar e ser amado faz bem à saúde física e mental.

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Sabia que estar apaixonado pode trazer benefícios para a sua saúde? Viver relacionamentos saudáveis e recíprocos com respeito, apoio e comunicação faz muito bem para saúde física e mental. Você já se sentiu apaixonado(a), gosta da sensação?

Para entender como a paixão afeta o organismo, vamos falar sobre as principais reações do corpo e os benefícios de amar e ser amado.

Amar ajuda a controlar a pressão

A pressão alta é um problema que faz parte da vida de muitos brasileiros. Mas você sabia que os casados têm uma pressão mais normalizada em comparação aos solteiros? Seja por conta dos hábitos da vida ou pelo estresse que um vivencia e o outro não, os níveis de pressão são diferentes.

Amar faz bem ao coração

Um coração partido pode “doer” metaforicamente, mas o amor correspondido traz uma sensação verdadeira de bem-estar, porque o cérebro libera uma série de hormônios no organismo. Estar apaixonado também aumenta a circulação sanguínea, faz uma “faxina” nos vasos e diminui o nível de oxidação das células.

Amar fortalece o sistema imunológico

Sabia que gestos como dar as mãos e abraçar aumentam a produção de endorfina. Estudos sugerem que a substância ajuda no fortalecimento do sistema imunológico. Assim, manter uma conexão emocional forte e ter o apoio do parceiro(a) pode ajudar nas defesas do seu organismo, aumentando a capacidade de combater infecções e doenças.

Amar reduz o estresse e proporciona bem-estar

O apoio emocional ajuda a lidar com doenças como depressão e ansiedade. Criar laços fortes com outra pessoa e saber que tem o apoio dela diminui os níveis de ansiedade. Inclusive existem pesquisas que indicam que pessoas em relacionamentos amorosos saudáveis vivem mais.

Amar proporciona felicidade.

O cérebro dos apaixonados libera neurotransmissores como ocitocina e dopamina que trazem a sensação de felicidade e bem-estar. Junto podem surgir outras sensações, como o famoso “friozinho” na barriga, sinal de que, querendo ou não, você foi “fisgado” e está apaixonado.

Mas nada de fazer loucuras e perder a cabeça de maneira irresponsável, priorize sempre seu bem-estar físico e emocional e respeite seus limites antes de mergulhar em uma relação.

Então por que a relação se desgasta com o tempo?

Com o passar do tempo, o corpo passa a ver o contato com a pessoa amada como rotineiro e acontece uma diminuição do interesse. Os níveis de testosterona diminuem e o desejo sexual do casal também e isso pode desgastar a relação. Mas, mesmo com menos paixão, o amor e carinho pela outra pessoa podem prevalecer, proporcionando bem-estar, suporte emocional e muitos benefícios para sua saúde por muitos anos.

Como amar e fazer a paixão continuar acesa?

Apesar de ser normal o fogo da relação diminuir com o tempo, algumas boas práticas ajudam a construir um relacionamento saudável e duradouro.

  • Tenha tempo apenas para vocês dois com programas de casal sempre que possível;
  • Continue se desenvolvendo como pessoa, traga coisas novas para a relação, não deixe que ambos caiam na rotina;
  • Dê espaço para o outro ter seus próprios hobbies e programas que gosta de fazer;
  • Aceite as mudanças: relacionamentos têm diferentes fases. Esteja aberto aos novos momentos, aprenda com as experiências compartilhadas, aceite imperfeições, adapte expectativas e sempre busque crescer como casal.   

O que fazer se o relacionamento terminar?

Estar apaixonado é bom, mas, depois de meses ou mesmo anos, os relacionamentos podem chegar ao fim. E agora? Como recomeçar depois do término de um relacionamento?

Viver as fases do luto, que também se aplicam ao relacionamento, é essencial para a superação. É comum ficar triste e querer se isolar, porém, esse sentimento vai passar e você vai poder contar com amigos e familiares para te ajudar.

Mantenha contato com pessoas queridas e comece a recuperar sua individualidade, a se enxergar como indivíduo. Isso vai te ajudar a amadurecer, seguir em frente, com mais experiência, para se apaixonar novamente e viver seus próximos relacionamentos.

Apaixonado ou não, cuide sempre da saúde da sua saúde e de quem você ama!  A Quali te ajuda a escolher os melhores planos de saúde do Brasil. Simule e contrate on-line.