Dia da felicidade – Relação entre saúde bucal e felicidade

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare
Criança sorrindo dentro de fantasia branca, ao lado texto: Dia da Felicidade

Você sabia que existe uma relação extremamente importante entre a sua saúde bucal e a sua felicidade? Apesar de parecer raro, ambos os fatores interferem diretamente na sua autoestima e saúde emocional.

Entenda o Dia Internacional da Felicidade

Comemorado pela primeira vez em 20 de março de 2013, o Dia Internacional da Felicidade é um marco.

Buscando reconhecer o valor deste sentimento para os sujeitos, a celebração criada pela ONU foi inspirada no Butão. Afinal, neste país, esta é uma sensação extremamente enraizado por todos os cidadãos.

Sendo assim, buscando atingir esta felicidade coletiva, as Nações Unidas criaram um projeto de ampla importância. A ideia era promover o bem-estar e a essa capacidade de ser feliz. Tudo isso ao erradicar a pobreza, reduzir a desigualdade e proteger o planeta.

Logo, partindo deste viés, a estratégia foi usar a data para convidar todas as pessoas, empresas e governos. Todos para se juntarem a este ideal. Não apenas celebrando, mas também elaborando estratégias que contribuam para gerar qualidade de vida.

Assim, a meta é realizar uma abordagem mais inclusiva, gerar crescimento econômico e promover o desenvolvimento sustentável. Ademais, um dos objetivos deste dia é também conscientiza e, claro, criar políticas públicas que respaldem esses anseios.

Relação entre saúde bucal e felicidade

Como visto anteriormente, tanto a busca pela felicidade quanto a disseminação da saúde bucal possuem um ponto em comum. E este ponto é a necessidade de políticas públicas que olhem para a sociedade e decidam intervir em suas demandas.

Este ano, particularmente, a campanha voltada para a odontologia visa respaldar que a saúde bucal interfere na saúde geral. Afinal, ela ajuda diretamente a manter uma vida mais longa e saudável, como um todo, indo muito além da boca.

E, claro, não se pode negar que a felicidade possui o mesmo impacto. Especialmente porque a saúde mental e boas condições de sobrevivência são fatores primordiais para uma boa saúde física. Sendo capaz de evitar somatizações e de ser uma peça-chave na dualidade corpo-mente.

Ainda assim, como estes pontos convergem, além de necessitarem de uma conscientização social completa? A resposta é mais simples do que parece.

Existe uma relação bem documentada entre sorriso, felicidade e qualidade de vida em geral. Segundo a Wayne State University, os adultos que sorriem nas fotos são os que apresentam maior satisfação com a vida. Consequentemente, eles têm melhor saúde bucal e, claro, queriam exibir os dentes nas imagens.

Por outro lado, os adultos que se diziam infelizes demonstraram pior saúde bucal e, claro, não conseguiam mostrar seus dentes. Logo, as fotos sérias e mais sisudas eram justamente destes indivíduos.

Diante disso, os resultados do estudo promovem uma ideia surpreendente. A de que sorrir regularmente, quando combinado com cuidados de saúde bucal, pode reforçar os sentimentos de felicidade. Já considerou esta ideia?