Hoje, 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A data surgiu depois de uma série de fatos e lutas em que as mulheres reivindicavam melhores condições de trabalho e também seus direitos na sociedade.
Não só o dia 8, mas março também se tornou conhecido como o mês da mulher. E nos dias atuais, a batalha delas é manter a saúde, o bem-estar e o sucesso na carreira diante de uma rotina corrida e cheia de atividades.
Para ajudá-la a manter a energia na rotina e estar sempre com a saúde em dia, confira alimentos essenciais para incluir na alimentação e os principais exames que devem ser feitos periodicamente:
Alimentos essenciais
1 – Maçã: ótimo alimento para consumir, principalmente, após os exercícios. A maçã tem vitamina C e é fonte de fibras insolúveis, que ajudam a manter o intestino saudável.
2 – Salmão e sardinhas: o ômega-3 é um ácido graxo que ajuda na prevenção de doenças do coração, fortalece o sistema imunológico, controlar a pressão arterial e dá uma força a mais no combate à depressão.
3 – Atum: diferente dos tipos de peixe que são ricos em ômega-3, o atum tem bastante proteínas magras que estimulam a produção do colágeno, responsável por dar sustentação à pele e deixá-la firme e livre de celulites.
4 – Banana: a fruta, rica em triptofano e vitamina B6, aumenta a sensação de bem-estar ao influenciar diretamente no metabolismo de neurotransmissores. Além disso, a banana também reduz o risco de desenvolvimento de doenças relacionadas à pressão alta. Mas tenha cuidado: por ser uma fruta calórica, não é recomendada mais do que uma unidade por dia.
5 – Verduras verdes: além de ajudar nas chances de engravidar, as verduras verdes como o brócolis, a vagem e o espinafre são importantes em uma dieta saudável. Com poucas calorias, são ótimas formas de manter o corpo em dia e são ricas em ferro, magnésio, fibras, proteínas e vitaminas C e K.
Principais exames
1 – Papanicolau: por meio desse exame é possível detectar HPV, câncer do colo de útero e diversas DSTs. Devem realizar anualmente o procedimento as mulheres que têm entre 25 e 65 anos e que já tiveram relações sexuais.
2 – Ultrassom pélvico: avalia os órgãos genitais internos da mulher (ovários, útero, trompas) e serve para detectar doenças, acompanhar a gestação e controlar a ovulação em episódios de infertilidade.
3 – Colposcopia: realizada para analisar a vulva, a vagina e o colo do útero para identificar inflamações ou doenças como o HPV e o câncer.
4 – Ultrassom de tireoide: ajuda a detectar nódulos na região e a evitar possíveis disfunções e doenças que podem prejudicar a produção de hormônios essenciais para a saúde da mulher.
5 – Mamografia: é o principal exame para detectar lesões benignas e cânceres, que geralmente se apresentam como nódulos ou calcificações. Mulheres acima dos 40 anos devem fazer o exame anualmente.
Fonte: Conteúdo Qualicorp