O diabetes melitos ocorre quando o pâncreas libera insulina indevidamente, o que leva a uma taxa alta de açúcar no sangue ou hiperglicemia. No Brasil há 7,6% de casos divididos entre a forma mais comum (tipos I e II) e o diabetes gestacional.
O que causa o diabetes?
Apesar da carga genética, um estilo de vida sedentário e com padrões alimentares indevidos influem fortemente no desenvolvimento da doença.
Sintomas
Hiperglicemia, urina excessiva, muita sede, perda de peso, cansaço e alteração visual. Esses sintomas se iniciam de forma gradual e, durante algum tempo, a pessoa pode até não apresentar sintoma algum.
Como tratá-lo?
O diabetes não tem cura, mas pode ser controlado, e a pessoa terá uma vida normal e com qualidade. O tratamento – com medicamentos ou com uma dieta alimentar associada à atividade física – visa a manter o nível de glicemia o mais próximo do normal. A dieta sempre é definida individualmente, restringindo carboidratos e acrescentando alimentos com baixas calorias e ricos em fibras.
Por que é importante se exercitar?
Atividades físicas ajudam a controlar a taxa de açúcar e a reduzir outros fatores de risco para doenças cardiovasculares tais como colesterol e triglicérides alterados, hipertensão arterial e excesso de peso. Antes de começar os exercícios, é fundamental fazer uma avaliação cardiológica.
Fonte: parceiro Qualicorp.