Diferença entre Planos de saúde individuais e planos coletivos por adesão

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare
Veja a diferença entre plano de saúde individual e coletivo por adesão

Muitas pessoas ficam com dúvida em relação a diferença entre planos de saúde individuais e planos coletivos por adesão. Se você também tem dúvida, veja aqui a diferença entre eles, e escolha a opção ideal, que traz mais vantagens e garante custo-benefício para você.

Planos de saúde individuais x planos coletivos por adesão

Para começar, é importante entender como funciona cada um deles. Assim, já ficará bem mais claro o princípio das diferenças entre as modalidades.

O plano de saúde individual, como o nome já ajuda a explicar, é feito exclusivamente por uma pessoa física. Sendo assim, uma pessoa que resolve investir em um plano individual tem um contrato dela direto com a operadora que oferece serviço. Dependendo da operadora, é possível ainda incluir dependentes.

O plano coletivo por adesão permite a contratação apenas de pessoas que estejam associados a uma entidade de classe, como associação estudantil por exemplo. Para todo plano coletivo por adesão, é possível incluir dependentes.

Para contratar um plano por adesão você precisa de uma administradora de benefícios como a Qualicorp, que irá te ajudar a escolher o melhor plano de saúde para você e ainda irá te ajudar a obter mais benefícios junto à operadora do plano de saúde.

Faça já uma simulação

Vale destacar que, mesmo tendo sua diferença na forma de contratação, os dois tipos oferecem todo o suporte previsto no contrato. Mesmo no plano de adesão, não há risco de qualquer limitação, seja porque outro membro já usou determinado serviço ou qualquer outro detalhe. Esta é uma questão que, por vezes, pode gerar dúvidas, como se o plano, não sendo individual, trouxesse riscos para seus usuários. Isso não acontece.

Número de opções e preços

Outra diferença entre planos de saúde individuais e planos coletivos por adesão bastante relevante é no número de opções. Como falamos na introdução, o ideal é que o interessado tenha condições de organizar seu orçamento, comparar as vantagens e os contras de cada plano, etc. Neste sentido, os planos coletivos por adesão são mais completos.

Geralmente, há uma maior variedade de opções e de características da cobertura.

No plano individual, as empresas costumam ter um número mais reduzido de planos, restringindo o poder de escolha a alguns modelos.

Falar sobre preços não é tão simples, já que obviamente há diferenças nos valores de cada empresa, além de o tipo de plano também interferir neste aspecto. Mas, certamente, é um dos tópicos mais importantes para quem está lendo este conteúdo e comparando para tomar uma decisão.

Portanto, o que podemos dizer é que, na média, há sim uma disparidade. Se colocarmos o mesmo contrato, com as mesmas coberturas e condições, a tendência é de que os planos por adesão pesem menos no bolso de quem os utiliza. Isso pode ser alterado se houver um custo mensal para fazer parte da associação que permite a utilização do plano. Mas em termos de valores do serviço, os planos individuais costumam ser, mais caros.

Faça uma simulação e compare

A Qualicorp, maior administradora de planos de saúde do Brasil oferece as melhores opções de planos de saúde coletivos por adesão.

Simulador de planos