Você sabe por que a doação de sangue é tão importante no Brasil? Por aqui, a taxa de doadores regulares fica abaixo da média observada em outros países, assim os estoques acabam passando sempre por momentos de baixa. Por isso, campanhas como Junho Vermelho são fundamentais para ajudar a repor os estoques e enfrentar esses períodos de baixa.
A doação de sangue pode salvar quantas vidas?
O volume máximo permitido na coleta é de 450 ml de sangue, uma quantidade completamente segura. Sendo que 1 bolsa de sangue pode salvar até 4 vidas. Assim, doando 3x em um ano, você pode ajudar a salvar até 12 vidas. É um esforço pequeno para um resultado tão grande.
O Brasil tem estoque de sangue suficiente?
Infelizmente, os estoques de sangue dos hemocentros brasileiros não costumam ser suficientes. Sempre acabam faltando estoques de todos os tipos, sendo que a escassez dos tipos O+, O- e B- é ainda maior. Por isso, é importante criar o hábito de ser um doador regular e incentivar os amigos e familiares a fazerem o mesmo.
Como posso fazer a doação de sangue?
Para se tornar um doador, procure um posto de coleta próximo à sua casa e apresente um documento oficial com foto. Os hemocentros são os locais mais comuns onde isso acontece, eles existem por todo o país.
O procedimento da doação de sangue é simples, feito em poucos minutos e pode até ser agendado pela internet.
Quem pode fazer a doação de sangue?
Para doar sangue é preciso estar com o corpo saudável, de maneira geral.
● Indivíduos entre 16 e 69 anos podem doar sangue, desde que estejam pesando mais de 50 quilos.
● O doador deve evitar comer alimentos muito gordurosos 3 horas antes da doação, mas, ainda assim, deve estar alimentado.
● É necessário que o doador tenha o sono regulado e que tenha dormido, no mínimo, 6 horas nas últimas 24 horas.
● Depois do almoço é preciso esperar 2 horas para poder doar.
● Homens podem doar sangue 4x ao ano, a cada 2 meses, enquanto as mulheres podem repetir o procedimento 3x ao ano, a cada 3 meses.
● Quem tem entre 60 e 69 anos só pode fazer a doação se já tiver feito o procedimento alguma vez antes.
O que impede a doação de sangue?
● É proibido doar sangue se o doador tiver ingerido álcool nas últimas 12 horas.
● Se sentir sintomas de febre, resfriado ou gripe, espere pelo menos 7 dias antes de doar.
● Quem está grávida e no período pós-parto não pode doar. É preciso esperar 180 dias depois da cesariana e 90 dias para partos normais.
● Quem está amamentando deve esperar 12 meses após a realização do parto para doar.
● Quem fez piercing, tatuagem, maquiagem permanente ou micropigmentação de sobrancelhas precisa esperar 12 meses para doar. Se o piercing for na boca ou no genital, a pessoa não pode doar.
● Quem realizou uma transfusão de sangue precisa esperar 12 meses para se tornar doador.
● Se tiver tomado alguma vacina, informe-se com os profissionais do local sobre o tempo de espera necessário.
Sobre condições mais específicas, sempre pergunte no local da coleta.
O que fazer para repor o sangue doado?
Para repor o sangue doado não é necessário fazer nada. O seu organismo faz o processo sozinho, mas, para isso, vai precisar de tempo. Assim, respeitar o intervalo entre as doações é importante, 2 meses para homens e 3 meses para mulheres.
Doar sangue também é bom para o doador.
Estudos indicam que a doação de sangue também é benéfica para o doador porque reduz a viscosidade do sangue o que diminui risco das doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs). Além disso, a produção de novas células sanguíneas pode ser benéfica para o sistema circulatório.
Muitos doadores também sentem satisfação e bem-estar porque sabem que estão ajudando a salvar vidas, o que traz benefícios emocionais e psicológicos.
Então, sempre que possível, respeitando os intervalos, cuide de sua saúde para que possa doar sangue, esse ato de amor pode salvar vidas e faz muita diferença. A Quali está aqui para te ajudar a encontrar o plano de saúde ideal. Simule e contrate no e-commerce da Quali.