Diante do fato de que há um crescimento no número de idosos no mundo, onde as famílias estão menos numerosas, os casais estão tendo menos filhos e os idosos estão vivendo cada vez mais, as pessoas acima de 65 anos estão se preocupando um pouco mais com a própria saúde, auto-estima e bem-estar.
A população vem adquirindo uma consciência preventiva muito importante sobre a saúde, principalmente nos países mais avançados, sendo que a tentativa de preservar os dentes por toda a vida já é uma realidade. Antigamente era mais difícil acreditarmos que seria possível ter dentes naturais na velhice, achando que o uso da prótese dentária parcial ou total (dentadura) seria só uma questão de tempo.
Com a saúde bucal em ordem, evitamos o aparecimento de diversas doenças, como as dores de cabeça, na face, no ouvido e a perda de dentes, fundamentais para a mastigação, digestão e comunicação. As doenças bucais mais comuns em idosos são as cáries de raiz, a periodontite (inflamação nas estruturas que sustentam o dente), as lesões da mucosa oral (candidíases, leucoplasias, etc) e o câncer bucal.
Existem também alguns remédios, de uso contínuo ou não, que podem causar a chamada xerostomia, isto é, a diminuição da quantidade de saliva, propiciando o aparecimento de alguns problemas bucais como a cárie e o mau hálito.
Com o tempo o idoso pode ter dificuldade em realizar uma boa higienização, devido à diminuição na coordenação motora, necessitando de cuidados redobrados e mais atenção da família.
De qualquer forma, a prevenção ainda é o melhor meio para termos uma boa saúde bucal, portanto não podemos deixar de escovar os dentes, passar o fio dental e higienizar a língua, além de visitar o dentista regularmente.
Vamos nos preparar e torcer para que, quando a nossa velhice chegar, tenhamos uma boa saúde geral para curtirmos a vida e uma ótima saúde bucal para sorrirmos bastante.
Veja a seguir algumas dicas para viver mais e melhor:
- Adote uma alimentação equilibrada e sem excessos de gordura.
- Pratique regularmente atividades aeróbicas e musculação. Porém, consulte um médico antes de começar e respeite seus limites.
- Invista em momentos de lazer. O convívio social, hobbies e atividades voluntárias mantêm a mente ativa e saudável.
- Consulte um médico regularmente para prevenir doenças e evitar complicações.
Dra. Iara Hamaoka
- Cirurgiã-Dentista especialista em Periodontia
- Responsável por Promoção de Saúde na OdontoPrev