Os problemas da obesidade vão muito além da estética, podendo acarretar uma série de complicações. Entre elas podemos citar as doenças cardiovasculares, causadas pelo acúmulo de gordura nos vasos e pelo alto esforço do coração em irrigar um corpo tão grande, o diabetes, que embora geralmente hereditário, pode ser agravado pela má alimentação, e também os problemas ortopédicos, causados pela dificuldade de as estruturas corporais suportarem o próprio peso.
A prevenção e o tratamento da obesidade estão relacionados principalmente à educação alimentar e à prática de atividades físicas. Confira abaixo algumas dicas:
1- Varie seu cardápio
Quanto mais amplo for o seu prato, mais nutrientes diferentes serão ingeridos, o que tornará a sua alimentação muito mais saudável.
2- Pular refeições não emagrece
Longos jejuns fazem com que o corpo desacelere o metabolismo a fim de poupar energia, dificultando o emagrecimento. O recomendável é comer de três em três horas.
3- Faça atividades físicas
É muito difícil que uma dieta seja bem sucedida sem exercícios físicos. Além de queimar calorias, elas aceleram o metabolismo e melhoram o funcionamento do organismo.
4- Beba bastante água
A água possui a capacidade de limpar o organismo, auxiliando no funcionamento do sistema digestório e facilitando o emagrecimento.
É importante ressaltar que os padrões de beleza impõem um nível de magreza muitas vezes inatingível, fazendo com que muitas pessoas coloquem a saúde em risco para atingi-lo. Além disso, uma pessoa que está 5 quilos acima do seu peso ideal não está obesa. Por isso, quando pensar em alterar ou manter a forma física, deve-se levar em conta sempre a manutenção da saúde, que é muito mais importante do que padrões estéticos.
Produção de Conteúdo Qualicorp