Muitos desistem de fazer atividade física porque acham a rotina monótona ou entediante. No entanto, há atividades que são estimulantes – como o Fit Dance. Nessa modalidade há os benefícios dos exercícios físicos com a leveza da dança. O educador físico Eric Haddad explica ao Coração&Vida as vantagens de unir o exercício físico com a dança.
“O Fit Dance é muito interessante pela sua particularidade de unir a dança com movimentos coreografados. Por conta dessa característica, abrange aspectos que se assemelham a um programa de treinamento com movimento, fugindo da característica do modelo convencional de treinamento, por meio de exercícios localizados ou atividades competitivas”, explica.
Por essa razão, é possível se divertir ainda mais durante o movimento.
Benefícios do Fit Dance
- Desenvolvimento cardiovascular e aceleração do metabolismo;
- Melhora da capacidade de raciocínio;
- Melhora do movimento nas atividades esportivas;
- Equilíbrio corporal, fazendo com que os músculos e articulações se desenvolvam da melhor forma;
- Desenvolvimento da coordenação de braços e pernas, além da estabilidade da coluna;
- Aumento da capacidade de posicionar o corpo no ambiente;
- Queima de calorias, por ser um exercício aeróbico;
Com esses benefícios, o Fit Dance acaba sendo uma atividade indicada para todos – desde que a pessoa não tenha restrições médicas.
Faz bem para a mente
A atividade física aeróbica é ótima para a saúde mental, já que afasta o risco de depressão e ajuda no tratamento dela, bem como diminui a ansiedade. Além disso, por ser uma atividade dinâmica, Haddad explica que o Fit Dance proporciona um momento de atenção plena nos movimentos.
“Junto ao benefício corporal, faz o cérebro entrar em um estado de consciência plena, com foco único, ajudando em aspectos importantes, como aumento da autoestima, diminuição do estresse e depressão, além de uma série de benefícios associados ao cérebro”, detalha.
Por essa razão, o Fit Dance é uma opção também para, além do corpo, cuidar da mente, principalmente para quem vive em grandes cidades tomadas pela agitação diária.
Revisão técnica
- Prof. Dr. Max Grinberg
- Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
- Autor do blog Bioamigo
Fonte: site Coração e Vida, produzido com a curadoria do cardiologista Dr. Roberto Kalil Filho.