Além de serem fontes de muitos nutrientes importantes, as frutas não têm colesterol e, na maioria das vezes, têm pouca gordura e sódio. Por geralmente serem menos calóricas do que outros tipos de alimentos, as frutas ainda ajudam a controlar o peso.
Se você tem o hábito de comer frutas como parte de uma alimentação saudável, está ajudando a diminuir suas chances de ter todas essas doenças:
- Diabetes tipo 2;
- Certos tipos de câncer;
- Doenças cardiovasculares;
- Doenças intestinais;
- Catarata;
- Obesidade.
Mesmo as frutas tendo todo esse poder, o Ministério da Saúde estima que apenas um quarto da população brasileira consome a quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a instituição, as pessoas deveriam comer pelo menos 400g (cinco porções) de frutas diariamente.
Você pode escolher várias formas de incluir a fruta no cardápio, mas o melhor jeito de aproveitar todas as propriedades é comê-la fresca e crua. Quando você faz um suco, por exemplo, os nutrientes da fruta continuam lá, mas as fibras são perdidas. E se você ainda colocar açúcar, vai aumentar a quantidade de calorias.
Cada fruta traz um benefício diferente para a saúde
Melão – fonte de vitaminas antioxidantes (A, E e C), que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce; ferro, importante para combater anemia; e cálcio, indispensável para os ossos.
Ameixa – tem antioxidantes que combatem os radicais livres, responsáveis por destruir o colágeno do nosso corpo, a substância que garante a elasticidade da pele.
Pêssego – pode ter ação preventiva em alguns tipos de câncer e em algumas doenças dos olhos, como a catarata. Suas vitaminas C e E também têm importante ação antioxidante e fortalecem a imunidade. Assim como a banana e a laranja, é rico em potássio, que regula a pressão e ajuda na digestão.
Melancia – além de refrescar e hidratar, fornece vários tipos de vitaminas, minerais e antioxidantes. Contém citrulina, um aminoácido que reduz a pressão arterial e ajuda a melhorar a circulação do sangue.
Manga – ajuda o corpo a eliminar o excesso de líquidos, retarda o envelhecimento da pele graças a sua ação antioxidante e é rica em betacaroteno, que protege a visão.
Uva – pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares por ação do resveratrol e contém substâncias que combatem coágulos e inflamações.
Laranja – além de ser conhecida pelo alto teor em vitamina C, também é rica em diversos compostos anticancerígenos.
Referências
http://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/what-should-you-eat/vegetables-and-fruits/
http://www.choosemyplate.gov/fruits-nutrients-health
http://www.blog.saude.gov.br/promocao-da-saude/50607-consumo-de-frutas-aumenta-durante-o-verao.html