A hidroginástica é um ótimo exercício físico para pessoas de todas as idades. É a opção ideal para quem quer sair do sedentarismo e iniciar um exercício físico que não seja muito desgastante, bem como para perder peso, melhorar o condicionamento físico e a força muscular. Continue a leitura e conheça todos os benefícios da hidroginástica e como você pode praticá-la.
O que é a hidroginástica?
A hidroginástica é um exercício leve praticado na piscina que ajuda a desenvolver os principais grupos musculares, como glúteos, braços, pernas, abdômen e costas. Ao contrário dos exercícios realizados no solo, a prática não é acompanhada por dores, transpiração e sensação de exaustão.
Como a atividade é praticada com água no nível do ombro, o peso do corpo diminui 90%, o que praticamente elimina os impactos musculares e articulares. Por isso, este exercício traz várias vantagens para o corpo e a mente. Confira os principais benefícios da hidroginástica em qualquer idade:
-
Melhora a capacidade aeróbica e cardiorrespiratória;
-
Desenvolve a resistência física;
-
Aumenta a força muscular e a flexibilidade;
-
Melhora a postura;
-
Combate o estresse;
-
Proporciona sensação de bem-estar.
Além disso tudo, a hidroginástica emagrece. Uma hora de hidroginástica queima cerca de 400 calorias e os resultados podem ser vistos em poucos meses. Mas, para isso, é necessário aliar o treino com uma alimentação balanceada.
Benefícios da hidroginástica para idosos e gestantes
A hidroginástica ajuda a melhorar a qualidade de vida de qualquer pessoa. Mas alguns públicos são mais beneficiados, como a terceira idade. Isso porque a água reduz o impacto dos exercícios e não oferece risco de queda. Além disso, ele se exercita e fortalece o corpo sem forçar as articulações.
A hidroginástica é uma boa opção para as grávidas. É uma forma de se exercitar sem sobrecarregar ainda mais o corpo durante a gravidez. Esta modalidade fortalece o abdômen e o músculo do períneo, o que ajuda na hora do parto.
Como é a prática de hidroginástica
Os exercícios devem ser feitos com a orientação de um profissional de educação física e podem ser feitos com ou sem a utilização de equipamentos de natação, como prancha, flutuador e bastões. Diversas academias e clubes oferecem esta modalidade e o ideal é fazer, ao menos, duas aulas de hidroginástica por semana.
Fonte: Parceiro Qualicorp.