Esportes e atividades físicas são um dos pilares que sustentam uma vida saudável. Entre as diversas modalidades esportivas difundidas no Brasil, o judô é uma das mais populares e acessíveis. Judô é uma arte marcial que surgiu no Japão, no fim do século XIX. Idealizada pelo intelectual Jigoro Kano, propunha racionalizar e adequar o antigo jiu-jitsu como uma atividade desportiva e também como uma ferramenta de manutenção do bem estar.
Entre os principais benefícios do judô, podemos citar a tonificação uniforme da musculatura, já que o esporte trabalha diversas partes do corpo, principalmente as pernas, os braços e o abdômen. O gasto de energia que é promovido pela arte marcial também notável: um treino de uma hora e meia chega a queimar 800 calorias. Deve-se ressaltar que no judô não existem golpes traumáticos, como chutes e socos, o que diminui os riscos das tão temidas lesões. Além disso, aprende-se a cair sem se machucar, habilidade que pode ser útil na rotina de qualquer pessoa.
As vantagens da prática da arte marcial vão além do condicionamento físico. Com o judô desenvolve-se a disciplina e o autocontrole. Sendo benéfico tanto para os mais jovens, quanto para os mais velhos. As crianças aprendem a respeitar o próximo, tornam-se menos propensas a desenvolver comportamentos agressivos e até mesmo melhoram o seu desempenho escolar. Já para os adultos, o esporte ajuda a combater o stress e as emoções ruins causadas pela rotina.
Com exceção daqueles que pretendem competir profissionalmente, situação em que se recomenda iniciar a prática o quanto antes, o judô pode ser praticado por pessoas de todas as idades. Porém antes de se iniciar nas aulas, faça uma avaliação física para verificar se você está nas condições exigidas para a prática do esporte, e verifique se o professor da escola que você irá frequentar está filiado a Confederação Nacional de Judô.
Para os que estão interessados em iniciar algum esporte, aproveite essas dicas e informações, e estude a possiblidade começar a prática do judô, que é um esporte altamente difundido no Brasil e que já nos rendeu muitas medalhas olímpicas.
Instituto Reação e Qualicorp: A partir deste mês de agosto, a Qualicorp apoiará o Instituto Reação. Fundado no ano de 2003, no Rio de Janeiro, pelo judoca e medalhista Flavio Canto, a missão do instituto é promover a inclusão social de jovens da periferia por meio do judô. O instituto promove desde a iniciação ao esporte até treinos de alto rendimento. O projeto tem rendido bons frutos, tanto que, nos Jogos Olímpicos Rio 2016, dois atletas estarão representando o Instituto Reação: Rafaela Silva e Victor Penalber.
Produção de Conteúdo Qualicorp