Um novo ano começando e, nesse momento, sempre fechamos os olhos e começamos a fazer objetivos. Independentemente de você já ter ou não escrito os seus objetivos para esse ano, confira algumas sugestões para incrementar sua lista de metas em 2021 e garantir 12 meses de muita evolução.
Estude mais
Não importa quantos anos você tem e nem em qual patamar acadêmico você está. Sempre podemos aprender, seja como profissional ou como ser humano. Estudar com certeza deve estar nas suas metas em 2021.
Por isso, aproveite esse ano para buscar novos aprendizados. Pode ser um curso de extensão para se aprimorar na área em que já atua, algo voltado para o seu desenvolvimento pessoal ou até um segmento que você pretende levar como hobby.
Quando estudamos algo novo, mantemos nosso cérebro ativo, melhorando a concentração, a memória, a cognição, a capacidade de raciocinar e compreender. E todas essas habilidades vão ser de extrema utilidade em qualquer área da vida. Por isso, quem está constantemente aprendendo está sempre à frente de quem acha que não tem mais nada novo para descobrir (ou de quem sabe que tem, mas não se dedica a isso).
Essa dica é válida até para o público maduro
E por que não seria, não é verdade?
Pelo Brasil todo existem inúmeras universidades para ou instituições de ensino tradicionais que estão abrindo turmas apenas para alunos maduros. Para quem não gosta muito da ideia de se misturar com um grupo muito jovem, essa é uma ótima alternativa. A dinâmica das aulas é diferenciada para que todos consigam acompanhar sem problemas!
Pense naquele curso que você sempre quis fazer e talvez não tenha tido oportunidade quando era mais jovem. Esse pode ser o seu momento! Não se prenda a pensar se isso vai trazer algo prático ou não. Aprecie o aprendizado por si próprio.
Conheça ótimas opções de universidades para o público maduro
Exercício físico: saiba como a música pode te ajudar a fazer mais exercícios
Todo mundo adora colocar como meta de ano novo se dedicar a fazer exercícios, academia, etc. Esse ano não vai e nem deve ser diferente, veja uma ótica dica para colocar em prática essa meta em 2021.
Uma dica muito interessante é acreditar no poder da música para ajudar a tirar esse objetivo no papel.
Não é apenas senso comum: a música realmente ajuda na performance e podemos provar (aliás, a ciência pode provar)! Uma música que nos agrada tem efeito sobre o nosso cérebro, alterando a nossa percepção de esforço. Assim, sentimos que o exercício está sendo menos difícil e cansativo. Consequentemente, o momento se torna mais agradável e ainda alcançamos um desempenho melhor.
Mas não é só isso. Quando fazemos algum exercício de repetição (como uma série de abdominais, por exemplo) e conseguimos sincronizar o movimento com o ritmo da música, o desempenho também se eleva.
Confira aqui uma playlist que a Quali fez para te ajudar a atingir esse objetivo diariamente.
Saúde: essa definitivamente precisa estar nas suas metas em 2021
Falamos muito sobre cuidar da saúde, mas pouco fazemos de efetivo nesse sentido no dia a dia. Em meio à rotina abarrotada de tarefas, fazer aqueles exames periódicos, pensar na alimentação e tirar um tempo para se exercitar pode acabar ficando em segundo plano.
Veja se você se encaixa em um ou mais itens abaixo:
– Você está há anos sem ir ao médico. Ao contrário do que parece, isso não deve ser encarado como algo positivo. Quem cuida corretamente da saúde sabe que não devemos ir ao médico apenas quando temos algum sintoma, mas sim de forma preventiva. Qual médico procurar e quais exames fazer vai depender das suas características pessoais, mas todos precisam fazer aquele check-up de rotina. Marque já o seu.
– Você não faz ideia de como está seu colesterol, triglicerídeos, glicemia e outros. Muitas doenças são bem silenciosas em termos de sintomas, mas podem ser identificadas precocemente acompanhando esses dados.
– Você tem sintomas, mas deixa para depois. Aquele cansaço excessivo e constante, a dor nas costas que nunca passa, alterações fisiológicas perceptíveis, etc. Se você percebe sintomas como esse no dia a dia e ignora, a sua saúde precisa se tornar prioridade.
Lembre-se: uma boa saúde é o fundamento de uma vida com qualidade, mais produtiva e equilibrada. É por isso que ela precisa estar no topo da sua lista de metas. Não apenas para esse ano, mas sempre.
Planejamento financeiro: 5 dicas para se organizar em 2021
Você é do time que vez ou outra perde o sono por conta de preocupações financeiras? Não consegue fechar o mês com todas as contas em dia? Ou, quando consegue, nunca sobra dinheiro para fazer uma viagem, investir ou realizar outros objetivos? Então, o planejamento financeiro precisa fazer parte das suas metas em 2021!
Se não sabe nem por onde começar, anote essas 5 dicas:
1. Coloque sua receita e despesas na ponta do lápis. Uma boa organização financeira começa por uma visualização precisa de tudo que entra e sai do seu orçamento;
2. Identifique gastos que possam estar tendo um impacto elevado e que são desnecessários para eliminá-los, ainda que seja gradativamente;
3. Estabeleça metas de economia condizentes com a sua realidade. Por exemplo: se hoje em dia você não consegue poupar nenhum centavo, não ache que logo no primeiro mês do ano vai conseguir guardar R$ 1.000. Determine uma meta mais realista, como R$ 100. E ao atingi-la, você vai perceber que é possível poupar e pode ir aumentando pouco a pouco;
4. Coloque seus sonhos no papel! Seja comprar seu próprio imóvel, fazer uma viagem ou apenas conseguir construir um fundo de emergência. Escreva isso, deixe em um lugar que seja sempre visível para ser a sua motivação;
5. Defina um limite de gastos por mês em categorias: X% da sua receita vai ser destinada à alimentação, Y% ao lazer, Z% ao pagamento de contas fixas, e assim por diante.
Finanças equilibradas vão trazer mais tranquilidade e noites de sono bem dormidas.