O jogador alemão Mario Götze que fez o gol na final da Copa do mundo no Brasil, dando o tetra campeonato para seleção Alemã, sofre de miopatia metabólica, doença rara que afeta os músculos e explica as diversas lesões que o jogador teve nos últimos anos. A doença diminuiu a capacidade física do atleta, impedindo-o de brilhar em campo.
O que é miopatia metabólica?
As miopatias metabólicas são um grupo de doenças musculares e genéticas. Elas são geradas por defeitos no metabolismo, ou seja, nas reações químicas celulares responsáveis pela produção e armazenamento de energia. Para cumprir seu papel na movimentação e fortalecimento do corpo, os músculos precisam de uma grande quantidade de energia armazenada. Então, se a energia disponível é menor do que a necessária, eles são os principais afetados. A miopatia metabólica é classificada pelo tipo de metabolismo que foi afetado, podendo ser:
Distúrbios do metabolismo de glicogênio – incapacidade de converter a glicose em energia
Distúrbios do metabolismo lipídico – deficiência na quebra de lipídios, compostos químicos naturais, impedindo a produção de energia quando o músculo está em repouso
Distúbios mitocondriais – disfunção na mitocôndria, pequenos órgãos responsáveis pela produção de energia
Apenas uma abordagem clínica detalhada pode determinar qual das categorias é a razão da doença.
Quais os principais sintomas da miopatia metabólica?
Algumas pessoas não percebem os sintomas da miopatia metabólica no organismo porque o corpo encontra outras formas de produzir energia para compensar as reações que não funcionam corretamente. No entanto, pacientes que praticam exercícios físicos de alta intensidade, como é o caso de Götze, necessitam de uma produção de energia mais constante. Por isso, os sintomas da doença aparecem com mais frequência. Os sintomas da miopatia metabólica podem ser:
- Fadiga;
- Dores musculares;
- Cãibras;
- Morte ou quebra do tecido muscular.
Fazer exercícios físicos simples, como subir escadas e levantar da cama, passam a exigir grande esforço do paciente, o que explica as constantes lesões que o jogador alemão sofreu nos últimos anos e a sua ausência em diversos jogos.
Tratamentos para a miopatia metabólica
Estudos mostram que exercícios físicos aeróbicos regulares melhoram a capacidade muscular, contribuindo para o alívio dos sintomas. Além disso, tratamentos feitos a partir de mudanças na alimentação, o uso de suplementos e a terapia de reposição químicas são capazes de controlar os sintomas, permitindo que o paciente leve uma vida normal. Apesar de responder bem ao tratamento, os recorrentes problemas provocados pela miopatia metabólica diminuíram a produtividade de Götze e impediram a convocação dele em 2018.
Fique sempre protegido contra essa e outra lesões contrate já um plano de saúde.