Um dos maiores riscos dos medicamentos vencidos é a possibilidade de eles já não fornecerem os princípios ativos na dosagem que está indicada em sua fórmula, o que faz com que eles não sejam eficazes no tratamento para o qual são indicados.
Mas, em alguns casos, também há o risco de bactérias se desenvolverem no próprio medicamento, dele provocar doenças mais graves e também de fazer com que os micro-organismos que estejam eventualmente causando o problema de saúde criem resistência à medicação.
Então, ao comprar um medicamento, não jogue fora a embalagem. Muitas vezes, é nela que estão as datas de fabricação e validade, além do lote do produto. Com esses dados, você consegue fazer um controle melhor do que ainda pode ser consumido ou do que deve ser descartado.
Como descartar medicamentos
Medicamentos vencidos ou que sobraram do tratamento de algum problema de saúde nunca devem ser jogados no lixo comum ou na pia, no vaso sanitário ou no ralo da sua casa e nem do seu trabalho. Isso porque os sistemas de tratamento de esgoto não eliminam algumas substâncias dos medicamentos e elas contaminam o solo, água, plantas, animais e pessoas.
Os medicamentos vencidos podem ser descartados com segurança nas farmácias, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e supermercados que oferecem o serviço de coleta. Localize um desses postos de coleta de medicamentos para descarte ou, se não encontrar algum perto de você, procure a Vigilância Sanitária.
Armazenagem correta de medicamentos
Armazenar corretamente os medicamentos é uma garantia a mais de que eles estarão próprios para o uso até o fim da sua data de validade. Em uma boa parte deles, na própria embalagem estão as indicações das condições ideais do ambiente onde serão guardados.
Ao contrário do que muita gente pensa, o banheiro é o pior lugar para guardar medicamentos, pois há alterações de temperatura e de umidade constantemente. Por isso, o correto é sempre procurar um lugar, fresco, seco e longe do alcance de crianças e animais.
Produção de Conteúdo Qualicorp