O que é anorexia

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Segundo o psiquiatra Márcio Bernik, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, a anorexia nervosa é um transtorno alimentar caracterizado pela preocupação excessiva com o peso corporal. A pessoa se olha no espelho e, apesar de estar extremamente magra, se vê gorda.

O psiquiatra explica que diversos fatores favorecem o aparecimento da anorexia nervosa: predisposição genética, padrões atuais de moda, que favorecem a magreza extrema como um padrão de beleza e elegância, pressão financeira no caso de profissionais como os modelos, e até pressão do grupo social.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a anorexia é uma das doenças que mais crescem entre os jovens, tanto homens quanto mulheres. De acordo com o especialista, os padrões de beleza cada vez mais enxutos são os responsáveis por esse aumento.

Raramente um anoréxico reconhece o seu transtorno alimentar e procura ajuda, diz o psiquiatra. Cabe a familiares e amigos que desconfiem dessa condição, a busca de ajuda profissional.

No tratamento da anorexia, existem componentes fisiológicos e psicológicos. Fisiologicamente, o objetivo principal do tratamento é fazer com que o paciente ganhe peso, mesmo que seja contra a sua vontade, ele alerta.

Sintomas da anorexia

Os sinais físicos e sintomas de anorexia incluem extrema perda de peso, contagem de células sanguíneas anormais, fadiga, insônia, tonturas ou desmaios, diminuição e quebra dos cabelos, ausência de menstruação nas mulheres, pele seca, ritmos cardíacos irregulares e pressão arterial baixa, entre outros.

Além disso, as características emocionais e comportamentais associados com a anorexia incluem: recusa a se alimentar, negação de fome, medo de ganhar peso, mentir sobre a quantidade de alimento ingerido, excesso de exercícios, falta de emoção, retraimento social, irritabilidade, depressão, uso de laxantes etc.

Tratamento da anorexia

Podem ser necessários vários tipos de tratamento, dependendo do estágio do transtorno. Se a vida do paciente está em perigo imediato, pode ser necessário tratamento em um hospital por causa de perturbação do ritmo cardíaco, desidratação, desequilíbrio eletrolítico ou problemas psiquiátricos.

Normalmente, o tratamento da anorexia envolve cuidados médicos, recuperação de um peso saudável, psicoterapia, medicamentos e até hospitalização. Geralmente, o tratamento é difícil e exige muito empenho dos pacientes e de suas famílias. Muitas terapias podem ser tentadas até o paciente superar o distúrbio.

Os pacientes podem desistir dos programas se tiverem esperanças irreais de que apenas uma terapia resolverá o caso. Diferentes tipos de psicoterapias são usados para tratar de pessoas com anorexia, como terapia comportamental cognitiva individual, terapia de grupo e terapia familiar.

Medicamentos como antidepressivos, antipsicóticos e estabilizadores de humor podem ajudar alguns pacientes anoréxicos quando ministrados como parte de um programa de tratamento completo.

Desafios no tratamento da anorexia

Alguns casos de anorexia são muito mais severos do que outros. Os casos menos graves podem levar menos tempo para o tratamento e a recuperação. Um dos maiores desafios no tratamento é que as pessoas podem não querer se tratar e até encarem o distúrbio não como uma doença, mas como uma opção de vida.

A anorexia é, muitas vezes, uma batalha para toda a vida. Embora os sintomas possam diminuir, a pessoa permanece vulnerável e pode ter uma recaída durante os períodos de alta tensão. Com taxa de recaída em torno de 60%, a relação complicada com a comida pode persistir por meses ou até anos.

Outras referências:
http://www.einstein.br/einstein-saude/em-dia-com-a-saude/Paginas/anorexia-nervosa.aspx
http://www.mayoclinic.com/health/anorexia/DS00606